Implicações da convivência com dependente químico no cotidiano escolar de uma criança

Autores

  • Any Gabrieli Mazzotty Filomeno Universidade do Estado de Mato Grosso , Sinop
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9534

Resumo

O artigo aborda as consequências no desempenho escolar vivenciadas pelos alunos do Ensino Fundamental que convivem com pais dependentes químicos. Baseado nos pensamentos de Vygotsky em que o ambiente influencia o desenvolvimento da criança, e através de um estudo de caso, mencionamos a criança como vítima indireta do uso abusivo de drogas. Conclui-se que a mesma tem suas relações familiares e escolares afetadas e torna-se vulnerável aos efeitos como agressividade, negligência e principalmente um acesso facilitado às drogas, pois convive em um ambiente de risco.

Palavras-chave: ensino fundamental; dependência química; criança; estudo de caso; Vygotsky.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Any Gabrieli Mazzotty Filomeno, Universidade do Estado de Mato Grosso , Sinop

Graduanda de Pedagogia UNEMAT-Sinop

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

C2, C2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

CARVALHO, Protássio de. Do êxtase à Loucura: as drogas. 2. ed. Curitiba: O Formigueiro, 1982.

D1, D1: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. 829 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

D2, D2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

DETONI, Márcia. Guia prático sobre drogas: conhecimento, prevenção, tratamento. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz, 1987.

M2, M2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

P1, P1 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

P3, P3 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

P5, P5 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.

VYGOTSKY, Lev Semenovictch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Filomeno, A. G. M., & Müller, J. L. (2014). Implicações da convivência com dependente químico no cotidiano escolar de uma criança. Eventos Pedagógicos, 5(2), 43–53. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9534

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>