Implicações da convivência com dependente químico no cotidiano escolar de uma criança
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9534Resumo
O artigo aborda as consequências no desempenho escolar vivenciadas pelos alunos do Ensino Fundamental que convivem com pais dependentes químicos. Baseado nos pensamentos de Vygotsky em que o ambiente influencia o desenvolvimento da criança, e através de um estudo de caso, mencionamos a criança como vítima indireta do uso abusivo de drogas. Conclui-se que a mesma tem suas relações familiares e escolares afetadas e torna-se vulnerável aos efeitos como agressividade, negligência e principalmente um acesso facilitado às drogas, pois convive em um ambiente de risco.
Palavras-chave: ensino fundamental; dependência química; criança; estudo de caso; Vygotsky.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
C2, C2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.
CARVALHO, Protássio de. Do êxtase à Loucura: as drogas. 2. ed. Curitiba: O Formigueiro, 1982.
D1, D1: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. 829 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.
D2, D2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.
DETONI, Márcia. Guia prático sobre drogas: conhecimento, prevenção, tratamento. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz, 1987.
M2, M2 (autor entrevistado): depoimento. [jun. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.
P1, P1 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.
P3, P3 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.
P5, P5 (autor entrevistado): depoimento. [maio. 2014]. Entrevistadora: Any Gabrieli Mazzotty Filomeno. Sinop, MT, 2014. Questionário. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Implicações da Convivência com Dependente Químico no Cotidiano Escolar de Uma Criança.
VYGOTSKY, Lev Semenovictch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.