A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: violência simbólica e exclusão social

Autores

  • Monica Ferreira Mendes Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop
  • Ilário Straub

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9526

Resumo

O artigo discorre sobre a violência simbólica e exclusão social que são problemas atuais na educação para compreender como se dá sua existência e as suas relações no ambiente escolar. Foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com os alunos e professores do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aleixo Schenatto no Município de Sinop, Mato Grosso. As respostas foram analisadas com base nas leituras de Pierre Bourdieu foi possível problematizar que a violência simbólica perpassa dentro da escola contribuindo para a legitimação das desigualdades sociais.

Palavras-chave: ensino; violência simbólica; Pierre Bourdieu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Monica Ferreira Mendes, Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop
    graduanda de Pedagogia UNEMAT Sinop

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

_____ . A escola conservadora as desigualdades frente a escola e a cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; FRANCO, Catane (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007.

LOURO, Joana. Pobreza e exclusão Social: Como pode a discriminação levar à pobreza e consequentemente á exclusão social, ou vice-versa. Coimbra. 2010. Disponível em: <http://www4.fe.uc.pt/fontes/trabalhos/2009020.pdf>. Acesso em: jun. 2014.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002.

SANTOS,Adriana Rossidos.O consumismo e sua manifestação no espaço escolar. Trabalho de Conclusão de Curso- Faculdade de Educação e Linguagem. Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop, 2012.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: violência simbólica e exclusão social. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(2), 261-270. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9526