A discriminação socioeconômica na escola pública de Sinop-MT: violência simbólica e exclusão social
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9526Resumo
O artigo discorre sobre a violência simbólica e exclusão social que são problemas atuais na educação para compreender como se dá sua existência e as suas relações no ambiente escolar. Foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com os alunos e professores do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aleixo Schenatto no Município de Sinop, Mato Grosso. As respostas foram analisadas com base nas leituras de Pierre Bourdieu foi possível problematizar que a violência simbólica perpassa dentro da escola contribuindo para a legitimação das desigualdades sociais.
Palavras-chave: ensino; violência simbólica; Pierre Bourdieu.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
_____ . A escola conservadora as desigualdades frente a escola e a cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; FRANCO, Catane (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
LOURO, Joana. Pobreza e exclusão Social: Como pode a discriminação levar à pobreza e consequentemente á exclusão social, ou vice-versa. Coimbra. 2010. Disponível em: <http://www4.fe.uc.pt/fontes/trabalhos/2009020.pdf>. Acesso em: jun. 2014.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002.
SANTOS,Adriana Rossidos.O consumismo e sua manifestação no espaço escolar. Trabalho de Conclusão de Curso- Faculdade de Educação e Linguagem. Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop, 2012.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.