O novo acordo ortográfico: desafio e adaptação

Autores

  • Josilene Pereira dos Santos
  • Telma Antonia Correa Pope

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9504

Resumo

Este estudo analisa opiniões de professores sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, realizado com base em entrevistas com educadores de universidades públicas e particulares da cidade de Sinop. A partir dos dados coletados verificamos que os professores têm opiniões diversificadas, com pontos positivos: a importância da unificação da língua, que facilita o intercâmbio entre os países como correspondências e publicações de livros, os pontos negativos: a perda de identidades nas obras, a dificuldade na adaptação dos alunos e a falta de interesse na adequação por parte de alguns professores.

Palavras-chave: novo acordo ortográfico; processo de adaptação; opinião de professores; análise do discurso.

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Biografia do Autor

Josilene Pereira dos Santos

Aluna do Curso de Letras

Referências

MARIANI, Bethania. Colonização Linguística. Campinas: Pontes, 2004.

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.

PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [09 out. 2012]. Entrevistadora: Josilene Pereira dos Santos. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [13 out. 2012]. Entrevistadora: Telma Antonia Correa Pope. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR C. Professor C: depoimento. [18 out. 2012]. Entrevistadora: Josilene Pereira dos Santos. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR D. Professor D: depoimento. [15 out. 2012]. Entrevistadora: Telma Antonia Correa Pope. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

TUFANO, Douglas. Michaelis. Guia prático da nova ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008.

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Publicado

16-07-2014

Como Citar

Santos, J. P. dos, & Pope, T. A. C. (2014). O novo acordo ortográfico: desafio e adaptação. Eventos Pedagógicos, 5(2), 415–421. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9504

Edição

Seção

Seção Livre