O novo acordo ortográfico: desafio e adaptação
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9504Resumo
Este estudo analisa opiniões de professores sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, realizado com base em entrevistas com educadores de universidades públicas e particulares da cidade de Sinop. A partir dos dados coletados verificamos que os professores têm opiniões diversificadas, com pontos positivos: a importância da unificação da língua, que facilita o intercâmbio entre os países como correspondências e publicações de livros, os pontos negativos: a perda de identidades nas obras, a dificuldade na adaptação dos alunos e a falta de interesse na adequação por parte de alguns professores.
Palavras-chave: novo acordo ortográfico; processo de adaptação; opinião de professores; análise do discurso.
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Referências
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PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [13 out. 2012]. Entrevistadora: Telma Antonia Correa Pope. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.
PROFESSOR C. Professor C: depoimento. [18 out. 2012]. Entrevistadora: Josilene Pereira dos Santos. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.
PROFESSOR D. Professor D: depoimento. [15 out. 2012]. Entrevistadora: Telma Antonia Correa Pope. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.
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