Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Joseane Santos da Silva Costa
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9540

Resumo

O artigo foi desenvolvido em uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos e visa demonstrar quais são as concepções de ensino-aprendizagem a professora e os educandos possuem acerca do processo de ensino-aprendizagem. A abordagem utilizada no estudo foi à qualitativa de caráter observacional e os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. As concepções da professora e alunos foram analisadas a luz dos teóricos Libâneo e Paulo Freire. Concluiu-se que a professora se enquadra em uma concepção sociocultural e os alunos na tradicional.

Palavras-chave: educação; sala de aula; professor e aluno; qualitativa; Paulo Freire.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

FREIRE, P. Ação cultural pra a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PAIVA, V. P. Educação Popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola. 1973.

PROFESSORA: Professora: depoimento [Nov. 2013]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, 2014. 1,56 GB. Entrevista concebida para o trabalho de Conclusão de curso intitulado Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(2), 162-170. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9540

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>