Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9540Resumo
O artigo foi desenvolvido em uma classe multisseriada da Educação de Jovens e Adultos e visa demonstrar quais são as concepções de ensino-aprendizagem a professora e os educandos possuem acerca do processo de ensino-aprendizagem. A abordagem utilizada no estudo foi à qualitativa de caráter observacional e os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. As concepções da professora e alunos foram analisadas a luz dos teóricos Libâneo e Paulo Freire. Concluiu-se que a professora se enquadra em uma concepção sociocultural e os alunos na tradicional.
Palavras-chave: educação; sala de aula; professor e aluno; qualitativa; Paulo Freire.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
FREIRE, P. Ação cultural pra a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PAIVA, V. P. Educação Popular e educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola. 1973.
PROFESSORA: Professora: depoimento [Nov. 2013]. Entrevistadora: Joseane Santos da Silva Costa. Sinop, 2014. 1,56 GB. Entrevista concebida para o trabalho de Conclusão de curso intitulado Ensino-aprendizagem nas concepções da professora e dos alunos de uma classe multisseriada da educação de jovens e adultos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.