Transformações linguísticas da língua portuguesa

Autores

  • Kátia de Oliveira Carvalho
  • Nubia de Souza Leal

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9506

Resumo

Este artigo analisa opiniões de professoras da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, das cidades de Sorriso e Sinop no que diz respeito à Nova Ordem Ortográfica. O artigo discute o tema da Nova Ortografia Brasileira que começou vigorar desde o início de 2009. Percebemos algumas contradições nas opiniões das professoras, pois ao tempo em que declaram concordar com o Novo Acordo sinalizam a complexidade de incorporação tanto para docentes como para alunos que já estão em anos mais avançados da Educação Básica. No desenvolver deste trabalho vamos expor e explicitar as opiniões e pontos de vista das entrevistadas bem como suas dificuldades em relação às mudanças na Língua Portuguesa.

Palavras-chave: nova ordem ortográfica; professores; alunos.

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Biografia do Autor

Kátia de Oliveira Carvalho

Aluna do curso de Letras

Referências

BETHANIA, Mariani. Colonização Lingüística. Campinas: Pontes, 2004.

BOLOGNINI, C. Z. Discurso e ensino: o cinema na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento. [02 out. 2012]. Entrevistadora: Nubia de Souza Leal. Sorriso, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento. [03 out. 2012]. Entrevistadora: Nubia de Souza Leal. Sorriso, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

PROFESSOR 3. Professor 3: depoimento. [05 out. 2012]. Entrevistadora: Kátia de Oliveira Carvalho. Sinop, MT, 2012. 1 Roteiro para entrevista semi-estruturada. Entrevista concedida para o trabalho acadêmico da disciplina Produção de Textos II.

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Publicado

16-07-2014

Como Citar

Carvalho, K. de O., & Leal, N. de S. (2014). Transformações linguísticas da língua portuguesa. Eventos Pedagógicos, 5(2), 429–434. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9506

Edição

Seção

Seção Livre