A participação da família no processo de desenvolvimento escolar dos estudantes do ensino fundamental: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza

Autores

  • Vania Cristina Marques da Costa
  • Jussara Cristina Mayer Ceron

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9536

Resumo

Esta pesquisa aborda algumas reflexões sobre interação escola x família, com estudo de caso, em uma escola municipal de Sinop estado de Mato Grosso, utilizarei ao longo da pesquisa os autores: Jane Margareth Castro, Marilza Regattieri e Paulo Freire, com o intuito de perceber quais os métodos utilizados pela escola para fazer essa interação, como essa interação é utilizada. Acreditando que a escola como um espaço da comunidade, um desafio possível.

Palavras-chave: interação; escola; família; estudo de caso; Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Cristina Marques da Costa

Graduanda de Pedagogia UNEMAT-Sinop

Referências

BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. 2. ed. Brasília: MEC, 2001.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; Modos de Educação, gênero e relações escola- família, 2004.

COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A Escola Tem Futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

CATRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Orgs.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO; MEC, 2009.

CHALITA, Gabriel Benedito Issac. Educação: a solução esta no afeto. São Paulo: Gente 2001.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

FREIRE, Paulo, Política e educação: ensaios: São Paulo: Cortez, 2001

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1996

PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2007.

SZYMANSKI, Heloísa. A relação família/escola Desafios e perspectivas. Brasília: Líber, 2007.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Costa, V. C. M. da, & Ceron, J. C. M. (2014). A participação da família no processo de desenvolvimento escolar dos estudantes do ensino fundamental: desafios reconhecidos no cotidiano da Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza. Eventos Pedagógicos, 5(2), 330–339. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9536

Edição

Seção

Seção Artigos