Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo

Autores

  • Marlize Rubin-Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9517

Resumo

Este artigo têm por objetivo refletir sobre o processo de produção de conhecimento científico construído na relação entre ciências humanas e da natureza. Nesse contexto, a interdisciplinaridade é uma das possibilidades de diálogo entre dois campos de conhecimento. As reflexões propostas se ancoram nas noções de Collingwood (2006) e Lenoble (1969) para compreensão da ideia de natureza. Prigogine e Stengers (1992) e Santos (2006) contribuíram na compreensão da necessidade de repensar a lógica cartesiana, e as concepções de interdisciplinaridade são veiculadas aos estudos de Raynaut (2011) e Etges (1993).

Palavras-chave: sociedade-natureza; interdisciplinaridade; diálogos de saberes.

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Biografia do Autor

  • Marlize Rubin-Oliveira

    Dra. em Educação UFRGS; Mestre em Educação UFPel

    Professora do PPGDR/UTFPR Pesquisadora do CEPAD/UTFPR e GEU/IPesq/UFRGS

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Publicado

07-10-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(3), 117-137. https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9517

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