Survey do perfil dos pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): quem são e que grupos constituem

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade do Estado de Mato Grosso, Colíder

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9518

Resumo

Esta investigação teve como objetivo organizar um levantamento do perfil dos pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), identificando os grupos de pesquisa que a instituição possui. Para isso, os procedimentos utilizados partiram de uma pesquisa bibliográfica (estado da arte/estado do conhecimento), acompanhada de pesquisa documental e de campo (entrevistas com líderes de grupos). A perspectiva analítica foi a abordagem quali/quantitativa e análise de conteúdo, caracterizando um estudo de caso. Finalmente, é notório que a existência de grupos de pesquisa podem proporcionar qualidade às atividades universitárias e os maiores beneficiados são os acadêmicos. A melhoria se demonstra na socialização do conhecimento e na construção de parcerias.

Palavras-chave: universidade; pesquisa; grupos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egeslaine de Nez, Universidade do Estado de Mato Grosso, Colíder
    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Referências

ANUÁRIO estatístico da UNEMAT 2012. Pró-Reitoria de planejamento e desenvolvimento institucional. Cáceres: UNEMAT, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2007.

CATÁLOGO dos grupos de pesquisa. Cáceres: UNEMAT, 2010.

CONEPE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n. 085/2007. Disponível em: < www.unemat.br >. Acesso em: 01 set. 2009.

CUNHA, M. M. O trabalho dos professores e a Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop/MT na década de 1990: o sentido do coletivo. 2010. 296 f. Tese (Doutorado)-Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2010.

DIRETÓRIO de grupos de pesquisa no Brasil. Disponível em: < http://dgp.cnpq.br >. Acesso em: 15 jul. 2013.

FAVERO, O.; OLIVEIRA, R. A. Estados da arte e disseminação da pesquisa educacional: nota dos organizadores. Em Aberto, Brasília, v. 25, n. 87, jan./jun. 2012, p. 189-191.

FRANCO, M. E. D. P. Construção de conhecimento acerca da qualidade na gestão da educação superior. In: MOROSINI, M. C. (org.). Qualidade na educação superior: reflexões e práticas investigativas. v. 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

______. Universidade pública em busca da excelência: grupos de pesquisa como espaços de produção do conhecimento. In: FRANCO, M. E. D. P; LONGHI, S. M.; RAMOS, M. G. (orgs.). Universidade e pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: UFPel, 2009.

______.; MOROSINI, M. C. Redes acadêmicas e produção do conhecimento em educação superior. Brasília: Inep, 2001.

GAMBOA, S. S. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (orgs.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.

MENEZES, L. C. Universidade sitiada: a ameaça da liquidação da universidade brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

MOCELIN, D. G.; FRANCO, M. E. D. P. Grupos de pesquisa. In: MOROSINI, M. C. (ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. v. 2. Brasília: Inep/RIES, 2006.

MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, 2006. p. 107-124.

NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. 2014. 286 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.

______. Consolidação da pesquisa e regionalidade: a construção de uma rede de pesquisadores numa universidade estadual. 2011. 148 f. Projeto de Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2011.

RAMOS, M. G. Pesquisa na universidade e espaços de produção: sinalizando caminhos. In: FRANCO, M. E. D. P.; LONGHI, S. M.; RAMOS, M. G. (orgs.). Universidade e pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: UFPel, 2009.

UNIREDES: software livre. Desenvolvido por Anderson Rafael Dacroce e Egeslaine de Nez. 2013. Disponível em: < http://www.colider.unemat.br/site/files/downloads/geu/E.D.NEZ.revisao.rar >. Acesso em: 15 jan. 2014.

ZATTAR, N. B. S. UNEMAT 30 anos: pelos caminhos de Mato Grosso. Cáceres: UNEMAT, 2008.

______ ; TAVARES, D.; ARTIOLI, L. B. F. (orgs.). UNEMAT para todos: gestão 2002–2010. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2010.

Downloads

Publicado

07-10-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Survey do perfil dos pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): quem são e que grupos constituem. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(3), 20-34. https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9518

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)