Por entre estradas e trilhas que nos levam ao encontro com os povos indígenas
Palavras-chave:
Povos Indígenas, Cultura, DireitosResumo
Neste texto buscamos relatar duas experiências realizadas com povos indígenas distintos em abril de 2015. A primeira foi a participação no evento chamado Semana Intercultural Indígena Terena de Mato Grosso, onde contou com a participação dos povos Terena, Kayapó e Panará; a segunda foi a realização de uma oficina sobre os direitos indígenas, realizada na aldeia Teles Pires, do povo Munduruku onde participaram os povos: Apiaká, Kayabi, Munduruku e Rikbastsa. Estes foram momentos de reflexão e aprendizado, possibilitando a participação e o direito de expressar suas opiniões no grupo.
Downloads
Referências
AZINARI, A. P. da Silva. Interculturalidade e o desenvolvimento profissional docente no contexto das diferenças culturais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n.2, p. 59-74, 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10991. Acesso em: 4 maio 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, 1988.
KUPONODEPÁ. Jairton e FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara. A roça tradicional: aspectos da ancestralidade e pedagogia Balatiponé-Umutina na etnomatemática. Revista Taka’a, 1, e3923005. 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rtakaa/article/view/12452.
RIBEIRO, Jucileide Alves; SILVA, Jane Amorim da; BIANO, Jenilson de Aguiar; ZART, Laudemir Luiz. Pedagogia do trabalho e a educação do campo: os arranjos entre currículo e saberes locais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392309, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392309. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11564. Acesso em: 15 maio. 2024.
ZOIA, A.; MENDES, M. Alguns aspectos da luta pela efetivação do direito à autodeterminação do Povo Indígena Paiter Suruí: a educação, a cultura e a terra. Revista da Faculdade de Educação, v. 33, n. 1, p. 247-268, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.247268. Acesso em: 11 mar. 2024.
ZOIA, Alceu. A Comunidade indígena Terena do norte de Mato Grosso: infância, identidade e educação. 2009. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2009. 246f.