O Editorial

Olhares para o futuro: Ensino, Pesquisa e Inovação

Autores

  • Lawrenberg Advincula da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sonia Regina Soares da Cunha FATEC-São Paulo
  • Patrícia Contreiras Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Élmano Ricarte de Azevêdo Souza Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.12479

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura, Ensino de Jornalismo, Tecnologias da Comunicação.

Resumo

In an era defined by rapid technological advances and the proliferation of Artificial Intelligence (AI), the intersection between innovation, research and education takes on profound significance, particularly in the domain of Communication studies. As editors, we are pleased to present this edition of the Revista de Comunicação Cultura e Sociedade da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), which invites readers to critically reflect on the evolution of relationships between Human and Artificial Intelligence, the transformative impact of the coronavirus pandemic COVID-19 in educational paradigms and the ethical considerations surrounding the integration of generative Artificial Intelligence (genAI) technologies in the educational environment. Although Artificial Intelligence can memorize all the words of a language, the narrative still lacks the unprecedented creative sensitizing essence that only Humans possess. Must need, to experience the word through the senses and emotions to understand, and to experience the word and feel its symbolic representation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lawrenberg Advincula da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Comunicação pela PPGCOM-UERJ. Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela ECCO/UFMT. Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Unemat. Coordenador do curso de Jornalismo do Núcleo Pedagógico da Unemat de Rondonópolis / Câmpus Alto Araguaia. 

Sonia Regina Soares da Cunha, FATEC-São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM ECA-USP, Brasil), Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM UFRN, Brasil) e Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero (Brasil). 

Patrícia Contreiras, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

É Gestora de Ciência (Técnica Superior) no ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Élmano Ricarte de Azevêdo Souza , Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa

Pós-doutorando em Ciências da Comunicação no Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com graduação em intercâmbio na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Mestre na linha de Pesquisa de Produção de Sentido do Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa - UCP, Lisboa.

Referências

AGUILAR, Cristian Yáñez Ricarte Élmano Silva Lawrenberg Advíncula da. Cenários comunicacionais: Entre as

sociedades industriais e as emergentes. 1ª. Portugal: Media XXI, 2017.

CRISTIAN YÁÑEZ AGUILAR, Élmano Ricarte Lawrenberg Advíncula da Silva. Cenários Comunicacionais:

Novos diálogos. 1. Portugal: Media XXI, 2021. 532 p.

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Silva, L. A. da, Regina Soares da Cunha, S., Contreiras, P., & Ricarte de Azevêdo Souza , Élmano. (2024). O Editorial : Olhares para o futuro: Ensino, Pesquisa e Inovação. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.12479

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>