Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987)

Autores

  • Sérgio Candido de Gouveia Neto
  • Cristiane Talita Gromann de Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10084

Resumo

Os projetos Pró-Rural (formação do aluno da zona rural) (1983-1987) e Logos II (formação do professor) (1976-1994) foram implantados no estado de Rondônia, sendo que ambos serviram para a escola rural. Eles tinham materiais didáticos de matemática específicos (módulos e cartilhas). Que matemática esses materiais abordavam? Que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia, na década de 1980? Como resultado, apesar de objetivos diferentes, ambos os projetos foram permeados pelas ideais do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Por fim, será discutido que educação matemática foi destinada ao campo no estado de Rondônia entre 1983 e 1987.

Palavras-chave: educação rural; material didático; primeiro grau.

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Biografia do Autor

Sérgio Candido de Gouveia Neto

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro), Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, Rondônia.

Cristiane Talita Gromann de Gouveia

Licenciada em Matemática pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR), Mestre em Educação, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro).

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Gouveia Neto, S. C. de, & Gouveia, C. T. G. de. (2018). Uma educação matemática para o campo no estado de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987). Eventos Pedagógicos, 9(2), 674–695. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10084