Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática

Autores

  • Adriana de Bortoli

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10086

Resumo

Este texto expõe um exercício de análise dos livros didáticos do autor André Perez y Marin. Tal exercício pautou-se nas concepções de Alain Choppin, Bruno Dassie, Circe Bittencourt e Wagner Rodrigues Valente. Foram abordadas algumas das possíveis formas de análise do livro didático como fonte de pesquisa em educação matemática. Observou-se que é possível analisar um livro didático além de seu conteúdo. Verificou-se nas obras do autor a inserção de conceitos matemáticos além dos conteúdos recomendados pelos programas de ensino e o uso da História da Matemática, o que não era comum nos textos vigentes à época.

Palavras-chave: livro didático; fontes.

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Biografia do Autor

Adriana de Bortoli

Doutora em Educação Matemática Área de Concentração em ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos, pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Professora de Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra - FATEC (Lins): http://www.fateclins.edu.br/v4.0/. Cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Jogos Digitais. Sistemas para Internet. Grupo de Pesquisa de História e Filosofia da Educação Matemática (HIFEM). Lins, São Paulo, Brasil.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Bortoli, A. de. (2018). Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática. Eventos Pedagógicos, 9(2), 788–801. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10086