A pesquisa histórica e filosófica na educação matemática

Autores

  • Fumikazu Saito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10087

Resumo

Nesta apresentação discorremos sobre a pluralidade de abordagens históricas e filosóficas em educação matemática que tem se constituído como espaço privilegiado de reflexão e de discussão sobre os diferentes processos ligados ao ensino e à aprendizagem de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fumikazu Saito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), campus Marquês de Paranaguá, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, e Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA), Departamento de Matemática. Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEMa), e História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

ALEXANDER, A. R. Geometrical Landscape: The Voyages of Discovery and the Transformation of Mathematical Practice. Stanford: Stanford University Press, 2002.

_____. Introduction - Focus: Mathematical Stories. Isis, Chicago, v. 97, p. 678-682, 2006.

ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é história da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; BELTRAN, M. H. R. (orgs.). Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: Educ; Ed. Livraria da Física; FAPESP, 2004.

BACHELARD, G. A actualidade da história das ciências. In: CARRILLHO, M. M. (org.). Epistemologia: Posições e críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. p. 67-87.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Ed. Livraria da Física; CAPES/OBEDUC, 2014.

BELHOSTE, B. Pour une réévaluation du rôle de l’enseignement dans l’histoire des mathématiques. Revue d’histoire des mathématiques, Paris, v. 4, p. 289-304, 1998.

_____. Pour une réévaluation du rôle de l’enseignement dans l’histoire des mathématiques. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 11-27, 2002.

BRITO, A. de J. História da Matemática e a da Educação Matemática na Formação de Professores. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 22, p. 11-15, 2007.

_____. Uma abordagem alternativa para o ensino de logaritmos: relações com PA e PG. In: BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. (Orgs.). História da Ciência: tópicos atuais 4. São Paulo: Ed. Livraria da Física; CAPES/OBEDUC, 2016. p. 11-32.

BUTTERFIELD, H. The Whig Interpretation of History. New York: Charles Scribner’s Son, 1951.

CANGUILHEM, G. Ideologia e racionalidade nas ciências da vida. Lisboa : Edições 70, 1977.

CONNER, C. D. A People’s History of Science. New York: Nation Books, 2005.

D’AMBROSIO, U. Por que e como ensinar história da matemática. Rematec, Natal, v. 12, p. 7-21, 2013.

DEBUS, A. G. El hombre y la naturaleza en el Renacimiento. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1996.

_____. Ciência e história: o nascimento de uma nova área. In: ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; BELTRAN, M. H. R. (Orgs.). Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões. São Paulo: Educ; Ed. Livraria da Física; FAPESP, 2004. p. 13-40.

DIAS, M. S.; MORETTI, V. D. Número e operações: elementos lógico-históricos para atividade de ensino. Curitiba: IBPEX, 2011.

FAUVEL, J.; VAN MAANEM J. History in Mathematics Education: An ICMI Study. Dordrecht/ Boston/ London: Kluwer Academic Publishers, 2000.

FRIED, M. N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist? Science & Education, Dordrecht, v. 10, p. 391-408, 2001.

FURINGHETTI, F. Teacher education through the history of mathematics. Educational Studies in Mathematics, Berlin, v. 66, n. 2, p. 131-143, 2007.

GILLES, D. (ed.). Revolutions in Mathematics. Oxford : Clarendon Press, 1995.

GOLINSKI, J. Making Natural Knowledge: Constructivism and The History of Science. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2005.

GOULDING, R. Defending Hypatia: Ramus, Saville, and the Renaissance Rediscovery of Mathematical History. Dordrecht: Springer, 2010.

GRATTAN-GUINNES, I. The mathematics of the past: distinguishing its history from our heritage. Historia Mathematica, Amsterdam, v. 31, p. 163-185, 2004.

GRAY, J. History of Mathematics and History of Science Reunited?. Isis, Chicago, v. 102, p. 511-517, 2011.

MANN, T. History of Mathematics and History of Science. Isis, Chicago, v. 102, p. 518-526, 2011.

MARONNE, S. Pascal versus Descartes on Solution on Geometrical Problems and the Sluse-Pascal Correspondence, Early Science and Medicine, Leiden, v. 15, p. 537-565, 2010.

MENDES, I. A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

_____. História no Ensino da Matemática: Trajetórias de uma epistemologia didática. Rematec, Natal, v. 12, p. 66-85, 2013.

MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; NÁPOLES, J. E. A história como um agente de cognição na educação matemática. Porto Alegre: Sulinas, 2006.

MIGUEL, A. As Potencialidades da História da Matemática em Questão: Argumentos Reforçadores e Questionadores. Zetekiké, v. 5, n. 8, p. 73-105, 1997.

_____.; BRITO, A. J. A História da Matemática na Formação do Professor de Matemática. Caderno Cedes, v. 40, p. 47-61, 1996.

_____.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: Propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

_____. et. al. História da matemática em atividades didáticas. 2a. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MIORIM, M. A.; VILELA, D. S. (Orgs.). História, Filosofia e Educação Matemática. Campinas: Alinea, 2009.

NISBET, R. A história da ideia de progresso. Brasília: Ed. UnB, 1980.

NOBRE, S. Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática. Ciência e Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004.

PEREIRA, A. C. C. Aspectos históricos da Régua de Cálculo para construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2015.

RATTANSI, P. Hermetismo e revolução científica. In: ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; BELTRAN, M. H. R. (Orgs.). Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões. São Paulo: Educ; Ed. Livraria da Física; FAPESP, 2004. p. 41-48.

ROSSI, P. Os filósofos e as máquinas, 1400-1700. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

_____. Naufrágios sem espectador: a ideia de progresso. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

SAITO, F. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física; SBHMat, 2015.

_____. História e ensino de matemática: construindo interfaces. In: FLORES SALAZAR, J.; UGARTE GUERRA, F. (eds.). Investigaciones en Educación Matemática. Lima: Fondo Editorial PUCP, 2016. p. 237-291.

_____; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

SCHUBRING, G. Remarques sur la note de Bruno Belhost, “Pour une réévaluation du role de l’enseignement dans l’histoire des mathématiques” parue dans la RHM 4 (1998). Revue d’histoire des mathématiques, Paris, v. 7, p. 295-305, 2001.

SOUSA, M. C.; PANOSSIAN, M. L.; CEDRO, W. L. Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas: Mercado das Letras, 2014.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Saito, F. (2018). A pesquisa histórica e filosófica na educação matemática. Eventos Pedagógicos, 9(2), 604–618. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10087