As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna: diálogos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10088Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX.
Palavras-chave: história da educação matemática; movimento da matemática moderna; fotografia.
Downloads
Referências
BREYNARD, Shane. Jan Dalman's photographs of mime Marcel Marceau on show at Alliance Francaise Canberra. Austrália: The Canberra Times, 24 de fevereiro de 2015. https://www.canberratimes.com.au › National › Canberra life . Acesso: abril 2018.
BKOUCHE, Rudolph. A noção de espaço. Trad. Anna Franchi. p. 1-9. Prefácio do livro de Brigitte Sénéchal – Grupo de Geometria-. Paris: Hermann, 1980. (xérox)
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e imagem. Bauru: Educs, 2004.
CHARTIER, Roger. As utilizações do objecto impresso. Portugal: DIFEL, 1998.
DALCIN, Andréia. Fotografia, História e Educação Matemática: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar. Revista de História da Educação Matemática. V.1, p. 20- 38, jan. 2018. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195. Acesso em 29 de mai. 2018.
DIENEZ, Zoltan Paul. A Matemática Moderna no Ensino Primário. Lisboa: Livros horizontes, 1967.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. Exploração do Espaço e Prática de Medição. São Paulo: E. P.U.,1975.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: I. Topologia, Geometria Projetiva e Afim. São Paulo: Herder, 1971a.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: II. Geometria Euclidiana. São Paulo: Herder,1971b.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: III. Grupos e Coordenadas. São Paulo: Herder,1972.
DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em Matemática. São Paulo: E.P.U., Brasília: I.N.I.,1975.
FERRAZ, Luiz Henrique Pereira; VASCONCELOS, Maria Helena Câmara. O ensino da matemática em imagens: os suplementos didáticos encartados na Revista do Ensino/RS (1951-1978). Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, v.3, p. 226-260, set. 2017. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/182. Acesso em 29 de mai. 2018.
GOLDING, Edward William. Profile: He wants us to harness the winds. IN: Vol.2, N.º 35 - The New Scientist, 18 july 1956- p.21,22. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=R0Yy19eXEWAC - Acesso: maio 2018.
GOLDING, Edward William Obituary. Disponível em: https://www.gracesguide.co.uk/E._W._Golding. 1965. Acesso: maio 2018.
LAWLOR, Allison. Obituary Zoltan Paul Dienes. O Globe and Mail. Publicado em 4 de fevereiro de 2014. Atualizado em 25 de março de 2017. Disponível em: http://www.zoltandienes.com/obituary/. Acesso: abril 2018.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e história – Interfaces. Revista Tempo. Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, v.1, n.2, p.73-98, 1996.
PIRES, Rute. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.
SRIRAMAN, Bharath. Editorial: The legacy of Zoltan Paul Dienes, p.i-ii. In: SRIRAMAN (org.). Zoltan Paul Dienes and the dynamics of mathematical learning. EUA: The University of Montana Press, 2007.
SRIRAMAN, Bharath & LESH, Richard. A conversation with Zoltan P. Dienes. (p. 151-167). In: SRIRAMAN, Bharath (org.) Zoltan Paul Dienes and the dynamics of mathematical learning. EUA: The University of Montana Press, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.