As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna: diálogos possíveis

Autores

  • Andreia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação e Instituto de Matemática e Estatística
  • Rute da Cunha Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10088

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX.

Palavras-chave: história da educação matemática; movimento da matemática moderna; fotografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação e Instituto de Matemática e Estatística
    Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Educação área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; graduação em Licenciatura em Ciências: Habilitação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (1996). Desenvolve pesquisas nos campos da História da Educação Matemática e Formação de Professores. Atualmente atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - FACED/ Departamento de Ensino e Currículo. Atua como docente e pesquisadora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática , atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, educação, história e filosofia da matemática e da educação matemática, formação de professores de matemática e ciências. Possui experiência em educação a distância mediada por computadores tendo atuado em projetos nessa área. Coordena o Subprojeto Matemática do PIBID/UFRGS. Coordena o curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo em implantação na UFRGS, campus Porto Alegre.
  • Rute da Cunha, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, Instituo de Ciências Exatas e da Terra, curso de Licenciatura em Matemática. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BREYNARD, Shane. Jan Dalman's photographs of mime Marcel Marceau on show at Alliance Francaise Canberra. Austrália: The Canberra Times, 24 de fevereiro de 2015. https://www.canberratimes.com.au › National › Canberra life . Acesso: abril 2018.

BKOUCHE, Rudolph. A noção de espaço. Trad. Anna Franchi. p. 1-9. Prefácio do livro de Brigitte Sénéchal – Grupo de Geometria-. Paris: Hermann, 1980. (xérox)

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e imagem. Bauru: Educs, 2004.

CHARTIER, Roger. As utilizações do objecto impresso. Portugal: DIFEL, 1998.

DALCIN, Andréia. Fotografia, História e Educação Matemática: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar. Revista de História da Educação Matemática. V.1, p. 20- 38, jan. 2018. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195. Acesso em 29 de mai. 2018.

DIENEZ, Zoltan Paul. A Matemática Moderna no Ensino Primário. Lisboa: Livros horizontes, 1967.

DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. Exploração do Espaço e Prática de Medição. São Paulo: E. P.U.,1975.

DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: I. Topologia, Geometria Projetiva e Afim. São Paulo: Herder, 1971a.

DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: II. Geometria Euclidiana. São Paulo: Herder,1971b.

DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: III. Grupos e Coordenadas. São Paulo: Herder,1972.

DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em Matemática. São Paulo: E.P.U., Brasília: I.N.I.,1975.

FERRAZ, Luiz Henrique Pereira; VASCONCELOS, Maria Helena Câmara. O ensino da matemática em imagens: os suplementos didáticos encartados na Revista do Ensino/RS (1951-1978). Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, v.3, p. 226-260, set. 2017. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/182. Acesso em 29 de mai. 2018.

GOLDING, Edward William. Profile: He wants us to harness the winds. IN: Vol.2, N.º 35 - ‎ The New Scientist, 18 july 1956- p.21,22. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=R0Yy19eXEWAC - Acesso: maio 2018.

GOLDING, Edward William Obituary. Disponível em: https://www.gracesguide.co.uk/E._W._Golding. 1965. Acesso: maio 2018.

LAWLOR, Allison. Obituary Zoltan Paul Dienes. O Globe and Mail. Publicado em 4 de fevereiro de 2014. Atualizado em 25 de março de 2017. Disponível em: http://www.zoltandienes.com/obituary/. Acesso: abril 2018.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e história – Interfaces. Revista Tempo. Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, v.1, n.2, p.73-98, 1996.

PIRES, Rute. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

SRIRAMAN, Bharath. Editorial: The legacy of Zoltan Paul Dienes, p.i-ii. In: SRIRAMAN (org.). Zoltan Paul Dienes and the dynamics of mathematical learning. EUA: The University of Montana Press, 2007.

SRIRAMAN, Bharath & LESH, Richard. A conversation with Zoltan P. Dienes. (p. 151-167). In: SRIRAMAN, Bharath (org.) Zoltan Paul Dienes and the dynamics of mathematical learning. EUA: The University of Montana Press, 2007.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna: diálogos possíveis. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(2), 743-766. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10088