As fotografias na obra “A geometria pelas transformações” em tempos de matemática moderna: diálogos possíveis
Visualizações: 9DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10088Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial, como documento histórico, das fotografias impressas nos três volumes de A Geometria pelas Transformações de Zoltan Paul Dienes e Edward William Golding. A leitura das imagens apontou para o papel das fotografias como complemento ao texto escrito. As cenas retratadas dão indicações ao professor de como proceder na prática pedagógica e enfatizam a necessidade da ação da criança na execução das atividades propostas, que buscam explorar conceitos geométricos essenciais para a compreensão da moderna matemática na década de 70 do século XX.
Palavras-chave: história da educação matemática; movimento da matemática moderna; fotografia.
Downloads
Referências
BREYNARD, Shane. Jan Dalman's photographs of mime Marcel Marceau on show at Alliance Francaise Canberra. Austrália: The Canberra Times, 24 de fevereiro de 2015. https://www.canberratimes.com.au › National › Canberra life . Acesso: abril 2018.
BKOUCHE, Rudolph. A noção de espaço. Trad. Anna Franchi. p. 1-9. Prefácio do livro de Brigitte Sénéchal – Grupo de Geometria-. Paris: Hermann, 1980. (xérox)
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e imagem. Bauru: Educs, 2004.
CHARTIER, Roger. As utilizações do objecto impresso. Portugal: DIFEL, 1998.
DALCIN, Andréia. Fotografia, História e Educação Matemática: Apontamentos para pesquisas sobre a cultura escolar. Revista de História da Educação Matemática. V.1, p. 20- 38, jan. 2018. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195. Acesso em 29 de mai. 2018.
DIENEZ, Zoltan Paul. A Matemática Moderna no Ensino Primário. Lisboa: Livros horizontes, 1967.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. Exploração do Espaço e Prática de Medição. São Paulo: E. P.U.,1975.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: I. Topologia, Geometria Projetiva e Afim. São Paulo: Herder, 1971a.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: II. Geometria Euclidiana. São Paulo: Herder,1971b.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. A Geometria pelas Transformações: III. Grupos e Coordenadas. São Paulo: Herder,1972.
DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em Matemática. São Paulo: E.P.U., Brasília: I.N.I.,1975.
FERRAZ, Luiz Henrique Pereira; VASCONCELOS, Maria Helena Câmara. O ensino da matemática em imagens: os suplementos didáticos encartados na Revista do Ensino/RS (1951-1978). Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, v.3, p. 226-260, set. 2017. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/182. Acesso em 29 de mai. 2018.
GOLDING, Edward William. Profile: He wants us to harness the winds. IN: Vol.2, N.º 35 - The New Scientist, 18 july 1956- p.21,22. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=R0Yy19eXEWAC - Acesso: maio 2018.
GOLDING, Edward William Obituary. Disponível em: https://www.gracesguide.co.uk/E._W._Golding. 1965. Acesso: maio 2018.
LAWLOR, Allison. Obituary Zoltan Paul Dienes. O Globe and Mail. Publicado em 4 de fevereiro de 2014. Atualizado em 25 de março de 2017. Disponível em: http://www.zoltandienes.com/obituary/. Acesso: abril 2018.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e história – Interfaces. Revista Tempo. Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, v.1, n.2, p.73-98, 1996.
PIRES, Rute. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.
SRIRAMAN, Bharath. Editorial: The legacy of Zoltan Paul Dienes, p.i-ii. In: SRIRAMAN (org.). Zoltan Paul Dienes and the dynamics of mathematical learning. EUA: The University of Montana Press, 2007.
SRIRAMAN, Bharath & LESH, Richard. A conversation with Zoltan P. Dienes. (p. 151-167). In: SRIRAMAN, Bharath (org.) Zoltan Paul Dienes and the dynamics of mathematical learning. EUA: The University of Montana Press, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.