Ficção na história: como verdades inventadas permitem refletir sobre acontecimentos

Autores

  • Adriel Gonçalves Oliveira Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10090

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre como se manifesta a tríade real, fictício e imaginário na obra Aritmética da Emília (1935) de Monteiro Lobato (1882-1948). Classificamos algumas descrições presentes na obra de acordo com o ponto de vista sobre a Matemática que o livro transparece. Concluímos que a abordagem excessivamente fantasiosa advém da falta de maturidade em relação à Matemática de Lobato, quando o romance mais corrobora crenças dogmáticas nas ciências, em vez de defender a utilidade prática dessas idéias. Essa visão pragmática silenciada deixa entrever o imaginário do autor referente à Matemática.

Palavras-chave: educação matemática; história da educação matemática; estética.

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Biografia do Autor

Adriel Gonçalves Oliveira, Universidade São Francisco - USF

Doutor em Educação Matemática (UNESP). Professor na Faculdade Claretiano. Rio Claro. Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM). Rio Claro, São Paulo e Brasil.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Oliveira, A. G. (2018). Ficção na história: como verdades inventadas permitem refletir sobre acontecimentos. Eventos Pedagógicos, 9(2), 802–821. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10090