O lugar da pesquisa histórica na educação matemática

Autores

  • José Manuel Matos Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10094

Resumo

Discute-se o lugar da investigação histórica no campo mais geral da Educação Matemática. Problematiza-se a viabilidade de usar a disciplina escolar de Matemática como objeto de estudos históricos e a posição destes estudos no campo de Educação Matemática. Após uma revisão sobre procedimentos historiográficos e sua aplicação a uma História da Educação Matemática, discutem-se dois exemplos problematizando a articulação entre os dois campos. O primeiro usa uma abordagem histórica para compreender a formação do conhecimento pedagógico do conteúdo em professores de Matemática. O segundo usa construtos atuais sobre a números racionais para questionar abordagens em livros de texto do passado.

Palavras-chave: história da educação matemática; educação matemática; história da educação; currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa

Prof, Doutor. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Caparica, Portugal.

Referências

ARTIGUE, Michel; DOUADY, Régine. La didactique des mathématiques en France. Revue Française de Pédagogie: Paris, v. 76, p. 69-88, 1986.

BISHOP, Alan. Research, effectiveness, and the practioners' world. In: Anna SIERPINSKA; Jeremy KILPATRICK (Eds.), Mathematics Education as a research domain: A search for identity, Vol. 1, p. 33-45. Dordrecht: Kluwer, 1998.

BOERO, Paolo; SZENDREI, Julianna. Research and results in mathematics education: some contradictory aspects. In: Anna SIERPINSKA; Jeremy KILPATRICK (Eds.), Mathematics Education as a research domain: A search for identity, Vol. 1, p. 197-212. Dordrecht: Kluwer, 1998.

CANDEIAS, Rui; MATOS, José Manuel. A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910. Perspectiva, v. 34, n. 1, p. 41-66, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p41/31929>. Acesso em: 15 jun 2017.

CANDEIAS, Rui; MONTEIRO, Cecília. A matemática na formação dos professores do ensino primário: análise de uma proposta didática de Alberto Pimentel Filho (1875-1950) para o ensino das frações. In: Miguel CHAQUIAM, Iran MENDES; Wagner VALENTE (Eds.), Anais do III Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, p. 823-839. Belém, 2016.

CANDEIAS, Rui. A matemática na formação dos professores do ensino primário: a proposta de José Moreirinhas Pinheiro (1923 – 2017) para o ensino dos decimais. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 3 n 3, p. 55-67, 2017. Disponível em: < http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/178>. Acesso em: 1 fev 2017.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre: v. 2, p. 177-229, 1990.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. 2ª ed. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.

CLEMENTS, M.; BISHOP, Alan; KEITEL, Christine; KILPATRICK, Jeremy; LEUNG, Frederick (Eds.). Third International Handbook of Mathematics Education. Londres: Springer, 2013.

ELLERTON, Nerida; CLEMENTS, M.. Transforming the international mathematics education research agenda. In: Anna SIERPINSKA; Jeremy KILPATRICK (Eds.), Mathematics Education as a research domain: A search for identity, Vol. 1, p. 153-155. Dordrecht: Kluwer, 1998.

FARIA FILHO, Luciano; GONÇALVES, Irien; VIDAL, Diana; PAULILO, André. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2004.

FURINGHETTI, Fulvia; MATOS, José Manuel; MENGHINI, Marta. From mathematics and education, to mathematics education. In: M. CLEMENTS, Christine KEITEL, Jeremy KILPATRICK; Frederick LEUNG (Eds.), Third International Handbook of Mathematics Education, p. 273-302. Londres: Springer, 2013.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. Nova Iorque: Basic Books, 1973.

JULIA, Dominique. La culture scolaire comme objet historique. Paedagogica Historica. International Journal of the History of Education, Suppl. Series, v. I, p. 353-382, 1995.

KARP, Alexander; SCHUBRING, Gert. (Eds.). Handbook on the History of Mathematics Education. Londres: Springer, 2014.

MATOS, José Manuel; ALMEIDA, Mária. A comunicação de ideias matemáticas no início da Telescola — linguagem, representações e práticas curriculares. In: José Manuel MATOS; António DOMINGOS; Carlos CARVALHO; Paula TEIXEIRA (Eds.), Investigação em Educação Matemática. Comunicação no ensino e na aula de matemática, p. 304-319. Lisboa: SPIEM, 2010.

MATOS, José Manuel; MONTEIRO, Teresa. Recompondo o conhecimento didático do conteúdo durante o início da matemática moderna em Portugal (1956-69). REMATEC, Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 6 n. 9, p. 7-25, 2011.

MATOS, José Manuel; SARAIVA, Manuel (Eds.). Actas do I Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Caparica: UIED, 2011.

MATOS, José Manuel. Constituição de um saber matemático: a aritmética no Portugal da primeira metade de quinhentos. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 6 n. 12, 139-163, 2006. Disponível em: http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.6,%20no12,%20outubro%20(2006)/José%20Manuel%20-%20RBHM,%20Vol.%206,%20no%2012,%20p.%20139-163,%202006.pdf>. Acesso: 11 jun 2017.

MATOS, José Manuel. Mathematics education in Spain and Portugal. Portugal. In: Alexander KARP; Gert SCHUBRING (Eds.), Handbook on the History of Mathematics Education, p. 291-302. Londres: Springer, 2014.

MATOS, José Manuel. O desenvolvimento do conhecimento profissional do professor de matemática pelas Escolas Normais Superiores portuguesas (1911-1930). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 16 n. 3, p. 666-683, 2017.

MATTOSO, José. A escrita da história — teoria e métodos. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.

MATTOSO, José. Identificação de um país. Ensaio sobre as origens de Portugal, 1096-1325. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.

MONTEIRO, Cecília; PINTO, Hélia. A aprendizagem dos números racionais. Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, v. 14, 89-107, 2005.

MONTEIRO, Teresa. Formação de Professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes (1956-1969). (Tese de Doutoramento). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2018.

PROST, Alan. Douze leçons sur l'histoire. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Harvard, v. 57, p. 1-22, 1987.

SIERPINSKA, Anna; KILPATRICK, Jeremy. Continuing the search. In: Anna SIERPINSKA; Jeremy KILPATRICK (Eds.), Mathematics Education as a research domain: A search for identity, Vol. 1, p. 527-548. Dordrecht: Kluwer, 1998.

SRIRAMAN, B.; ENGLISH, Lynn (Eds.). Theories of Mathematics Education: Seeking New Frontiers. Londres: Springer, 2010.

STEINER, Hans-Georg; BALACHEFF, Nicholas; MASON, John; STEINBRING, H.; STEFFE, Les; BROUSSEAU, Guy; . . . CHRISTIANSEN, Bent (Eds.). Theory of Mathematics Education (TME). Bielefeld: Institut für Didaktik der Mathematik der Universität Bielefeld, 1984.

VALENTE, Wagner. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2 n. 2, p. 28-42, 2007. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em: 3 mar 2016.

VIÑAO, Antonio. La História de las disciplinas escolares. Historia de la Educación: Revista interuniversitaria, v. 25, p. 243-269, 2006. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2371587>. Acesso em: 2 jun 2015.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Matos, J. M. (2018). O lugar da pesquisa histórica na educação matemática. Eventos Pedagógicos, 9(2), 625–644. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10094