O lugar da pesquisa histórica na educação matemática

Autores

  • José Manuel Matos Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10094

Resumo

Discute-se o lugar da investigação histórica no campo mais geral da Educação Matemática. Problematiza-se a viabilidade de usar a disciplina escolar de Matemática como objeto de estudos históricos e a posição destes estudos no campo de Educação Matemática. Após uma revisão sobre procedimentos historiográficos e sua aplicação a uma História da Educação Matemática, discutem-se dois exemplos problematizando a articulação entre os dois campos. O primeiro usa uma abordagem histórica para compreender a formação do conhecimento pedagógico do conteúdo em professores de Matemática. O segundo usa construtos atuais sobre a números racionais para questionar abordagens em livros de texto do passado.

Palavras-chave: história da educação matemática; educação matemática; história da educação; currículo.

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Biografia do Autor

  • José Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa
    Prof, Doutor. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Caparica, Portugal.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

O lugar da pesquisa histórica na educação matemática. (2018). Eventos Pedagógicos, 9(2), 625-644. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10094