História da educação matemática na formação do pedagogo: um olhar para o uso dos Blocos Lógicos em sala de aula

Autores

  • Liliane dos Santos Gutierre UFRN
  • Mércia de Oliveira Pontes UFRN

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10096

Resumo

Investigou-se se o futuro Pedagogo estudou, em Ensino da Matemática, o uso dos Blocos Lógicos (BL) e se entendeu o seu objetivo no contexto da Educação Matemática. Dialogou-se com teóricos da História da Educação Matemática e da Infantil, utilizando a pesquisa de fontes bibliográficas, documentais, questionário. A análise revelou a importância da História para o licenciando em Pedagogia e Matemática; que os BL podem ser utilizados para além de um jogo; nenhum aluno do Curso de Pedagogia relacionou os BL com o Movimento da Matemática Moderna; os professores universitários não lançaram mão da História.

Palavras-chave: pedagogo; blocos lógicos.

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Biografia do Autor

Liliane dos Santos Gutierre, UFRN

Pós-doutorado em Educação (UNESP/Rio Claro). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento de Matemática e do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM). Membro do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) e do Grupo História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mércia de Oliveira Pontes, UFRN

Doutora em Educação (UFRN). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Coordenadora do Curso de Pedagogia, Centro de Educação. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Gutierre, L. dos S., & Pontes, M. de O. (2018). História da educação matemática na formação do pedagogo: um olhar para o uso dos Blocos Lógicos em sala de aula. Eventos Pedagógicos, 9(2), 717–742. https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10096