História da educação matemática na formação do pedagogo: um olhar para o uso dos Blocos Lógicos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v9i2.10096Resumo
Investigou-se se o futuro Pedagogo estudou, em Ensino da Matemática, o uso dos Blocos Lógicos (BL) e se entendeu o seu objetivo no contexto da Educação Matemática. Dialogou-se com teóricos da História da Educação Matemática e da Infantil, utilizando a pesquisa de fontes bibliográficas, documentais, questionário. A análise revelou a importância da História para o licenciando em Pedagogia e Matemática; que os BL podem ser utilizados para além de um jogo; nenhum aluno do Curso de Pedagogia relacionou os BL com o Movimento da Matemática Moderna; os professores universitários não lançaram mão da História.
Palavras-chave: pedagogo; blocos lógicos.
Downloads
Referências
AMARAL, Vera Lúcia do. Psicologia da educação. Natal, RN: EDUFRN, 2007.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.
ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Claudia Regina. A linguagem dos conjuntos no ensino de Matemática: um estudo de caso de uma escola primária. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, nº 35B, p. 405 a 423, abril 2010.
BERTOLDO, Janice Vidal; RUSCHEL, Maria Andrea de Moura. Jogo, brinquedo e brincadeira - uma revisão conceitual. Labrinjo. s/d.
BERTON, Ivani da Cunha Borges; ITACARAMBI, Ruth Ribas. Números, brincadeiras e jogos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP (CAEM), 2007.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dez. de 1996.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BURIGO, Elisabete Zardo. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 80. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.
CENTURIÓN, Marília. Números e operações. São Paulo: Scipione, 1994.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. Conjuntos, números e potências. São Paulo: Editora Hêlder, 1969.
DIENES, Z. P. Aprendizado moderno da matemática. Tradução: Jorge E. Fortes. 2ª ed., Rio de Janeiro: Zahar editores, 1974.
DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem. São Paulo: EPU; Brasília, INL, 1975.
DIENES, Zoltan Paul; GOLDING, Edward William. Lógica e jogos lógicos. São Paulo: EPU, 1976.
DUBUC, Benoît. Maria Montessori: a criança e sua educação. In: GAUTHIER, Clermont; TARDIFF, Maurice (Orgs.). A Pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010.
FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O espaço e o tempo na Educação Infantil. In: Ciênc. let., Porto Alegre, n. 43, p. 169-180, jan./jun. 2008.
GARNICA, Antônio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida. Educação Matemática, História, História da Matemática e História da Educação Matemática. In: GARNICA, Antônio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GOMES, Maria Laura Magalhães. Em favor de um diálogo entre a história da educação matemática e as práticas educativas em matemática. In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. IX ENEM Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007.
GUTIERRE, Liliane dos Santos. Inter-relações entre História da Matemática, a matemática e sua aprendizagem. 2003. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
ITACARAMBI, Ruth Ribas. Resolução de Problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: construção de uma metodologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
KAMII, C. A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
KLINE, Morris. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: IBRASA, 1976.
LAVILLE, Christian ; DIONNE, Jean. A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Irene Ferreira et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
LIMA, Ivoneide Pereira de. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma teleduc na elaboração dos conceito. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2007.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MOLLO-BOUVIER, Suzanne. Transformação dos modos de socialização das crianças: uma abordagem sociológica. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 391-403, Maio/Ago. 2005.
RAMALHO, Betânia Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.
SILVA, Eduardo Toledo. Jogos, brinquedos e brincadeiras: algumas reflexões. Saber Acadêmico. n. 11, 2011.
SILVA, Wardelane Holanda da; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. A monitoria e o ensino de matemática: uma experiência de iniciação à docência. In: Anais do IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, 2016, Natal/RN. IV SELEM, 2016.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SOARES, Flávia. Movimento da Matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso. 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2001.
SOARES, Elenir Terezinha Paluch; PINTO, Neuza Bertoni. A proposta pedagógica de Dienes: em tempos de matemática moderna. Disponível em <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/file/804.doc>. Acesso em 11 mar. 2016.
SOUZA, Carla Peres. (Org.). Conteúdos e metodologias do ensino de matemática III. Florianópolis: DIOESC: UDESC/CEA
D/UAB, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.