Arte na aldeia: análise de uma experiência com indígenas Apinayé da educação especial

Autores

  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal do Tocantins
  • Gracilene dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10224

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar como é trabalhada a educação inclusiva numa Escola Indígena brasileira. Por meio de uma perspectiva teórica e empírica, de abordagem qualitativa e do tipo etnográfica, utilizamos a observação das aulas de Arte com 22 alunos indígenas deficientes e entrevistas com o professor dessa disciplina e outros participantes da pesquisa. Problematizar o trabalho do professor que atua com esses alunos no Atendimento Educacional Especializado é deixar registradas a importância e a necessidade desse atendimento para a formação intelectual do aluno indígena, uma vez que esse tema ainda é incipiente na literatura científica brasileira.

Palavras-chave: arte; educação especial; educação inclusiva; indígenas.

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Biografia do Autor

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Gracilene dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação - GPAVE/CNPq/Brasil. Pós-Graduanda pela Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

26-05-2020

Como Citar

Araújo, G. C. de, & Santos, G. dos. (2020). Arte na aldeia: análise de uma experiência com indígenas Apinayé da educação especial. Eventos Pedagógicos, 11(1), 42–64. https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10224