Gravidez precoce: uma análise do discurso entre saúde e educação

Autores

  • Mariangela Vandresen Silva UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10257

Resumo

Este trabalho teve por objetivo discutir a influência que do discurso médico tem dentro do âmbito escolar, motivado pelas políticas de prevenção da gravidez na adolescência. Buscou-se problematizar esta ocorrência a partir da revisão teórica com a adoção de conceitos da Análise de Discurso, tendo como referencial teórico as contribuições de Michel Foucault e Eni Orlandi. O estudo conclui que o poder do discurso médico dentro das escolas está além da relação de poder com a medicina, englobando também as concepções dos sujeitos envolvidos de que tal discurso pode dirigir o trabalho educacional para algo mais adequado às necessidades de saúde e orientação dos adolescentes.

Palavras-chave: diversidade; gênero; saúde; educação; análise de discurso.

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Biografia do Autor

Mariangela Vandresen Silva, UNEMAT

Mestranda do PPGLetras da UNEMAT Sinop;

Graduação em Fonoaudiologia pela UNIVALI Itajaí (1997);

Fonoaudióloga Clínica efetiva da Prefeitura Municipal de Sinop (desde marçp de 2000).

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Publicado

26-05-2020

Como Citar

Silva, M. V. (2020). Gravidez precoce: uma análise do discurso entre saúde e educação. Eventos Pedagógicos, 11(1), 65–77. https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10257