Literatura na escola: a figura do negro nas obras literárias do cantinho da leitura
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10260Resumo
Este artigo busca analisar as obras literárias que compõem o Cantinho da Leitura disponíveis para o segundo ano da Escola Estadual Cecília Meireles, no município de Matupá. Tem como objetivo verificar a disponibilidade de materiais para o uso da literatura com abordagem da diversidade étnico-racial em sala de aula e fazer levantamento de obras que visam dar visibilidade a diversidade e que compõe acervo escolar. Fazer-se-á metodologicamente uso da abordagem dedutiva, através da pesquisa documental indireta, bibliografias e entrevistas. Os resultados evidenciaram um baixo índice de obras com imagem de personagens negras e nenhuma obra com temática africana.
Palavras-chave: literatura infantil; diversidade; figura do negro; pesquisa documental.
Downloads
Referências
BONNICI, Thomas. Teorias Pós-estruturalista. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2. ed. ver. e ampl. Maringá: Eduem, 2005. p. 163-169.
BUENO, Renata. Poemas Problemas. FNDE/MEC: Editora do Brasil, 2013.
CARDOSO, Fernando Henrique. Prefácio à 2ª impressão (2000). In: KABENGELE, Munanga (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 09-10.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2008.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.
SANTOS, José Rufino dos. A questão do negro na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Globo, 2016.
MORESCHI, Michelle; NOGUEIRA Thaís Eliete Jussara. Livros do PNBE para crianças: um olhar sobre a ética. Communista. Publicado em 29/11/2017, v. 1 n. 2. Políticas e poéticas da resistência na educação e na literatura. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1460>. Acesso em 26 out. 2019.
RIZZARDO, Marisa. Origem das obras literárias. WhatsApp: depoimento, 20 out. 2019. 08:57. Entrevistadora: Dirlei Zafonato. Matupá, MT, 2018. Entrevista concedida para realização de um artigo avaliativo da disciplina de Metodologia em Letras, UNEMAT, Sinop.
SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: KABENGELE, Munanga (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 21-37.
WAECHTER, Philip. Eu vou ser um jogador de futebol. FNDE/MEC: Gaudi, 2013.
ZAFONATO, Dirlei. Xaguate: contexto sociológico e representação literária
do romance de Henrique Teixeira de Sousa. In: COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS – CONAEL, 17. 2019, Sinop, Caderno de Resumo. Sinop: UNEMAT, 2019. p. 108. Disponível em: <http://www.conaell.com.br/>. Acesso em: 26 out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.