Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder

Autores

  • Vanuza Cristina Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10265

Resumo

Na perspectiva de atender à temática Educação, Diversidade e Diferenças este estudo propõe uma investigação sobre os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder por meio de entrevista narrativa com uma professora Waurá (etnia materna), Caiapó (etnia paterna). Fundamentado no referencial da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, as análises levaram em consideração as noções de sujeito, condições de produção e discurso. Os resultados permitiram a constatação de que o sujeito Professora Indígena teve que quebrar vários paradigmas para conquistar seu espaço e estabelecer sua identidade enquanto sujeito professora na sociedade urbana.

Palavras-chave: educação; análise do discurso; efeitos de sentido; professor indígena.

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Biografia do Autor

Vanuza Cristina Gomes

Mestranda no curso de Mestrado Acadêmico PPG - Letras (2019), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop, desde 2019/02. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos de Linguagem (GEdEL- UNEMAT). É integrante do projeto de pesquisa Letras Urbanas e suas materialidades discursivas socioambientais no Norte do Mato Grosso – (Leituras).

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Publicado

26-05-2020

Como Citar

Gomes, V. C. (2020). Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder. Eventos Pedagógicos, 11(1), 109–121. https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10265