Educação ambiental e conhecimento tradicional indígena: vivências da/na formação continuada de professores indígenas

Autores

  • Rosalia de Aguiar Araújo UNEMAT-CÂMPUS DE JUARA/MT
  • José Guilherme de Araújo Filho

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10267

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de sistematizar problemas ambientais percebidos nas comunidades indígenas, correlacionando os saberes e fazeres docentes com os conhecimentos tradicionais indígenas, através da formação de professores indígenas em Educação Ambiental. Por meio da epistemologia da prática, os professores, juntamente com seus alunos, desenvolveram projetos investigativos que repercutiu em aprendizagens sobre as tradições de cada etnia. A formação proposta se mostrou flexível, permitindo a participação, o diálogo com os povos indígenas, a democratização nas decisões, um ir e vir para construir, reconstruir, desconstruir e reconstruir novamente, alvo de reflexões, avaliações e da capacidade de aprender sempre.

Palavras-chave: educação; formação docente; terra indígena Apiaká-Kayabi.

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Biografia do Autor

Rosalia de Aguiar Araújo, UNEMAT-CÂMPUS DE JUARA/MT

Graduada em Biologia e Pedagogia, Mestre en Ciências Florestais e Ambientais, profa. contratada da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Juara- no departamento de Pedagogia.

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Publicado

26-05-2020

Como Citar

Araújo, R. de A., & Araújo Filho, J. G. de. (2020). Educação ambiental e conhecimento tradicional indígena: vivências da/na formação continuada de professores indígenas. Eventos Pedagógicos, 11(1), 78–95. https://doi.org/10.30681/reps.v11i1.10267