O Prouni no ingresso à universidade:

desvantagens iniciais e perspectivas futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10504

Palavras-chave:

Educação superior, Ações afirmativas, ProUni

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o ingresso de estudantes em uma universidade comunitária localizada no centro-oeste do Brasil em 2005, e compara ingressantes pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) com os não ingressantes pelo programa. O artigo é resultado de uma pesquisa quantitativa realizada em 2020. Os dados mostram a conclusão ou não do curso superior, comparando licenciatura, bacharelado e ser ou não bolsista; mostra, ainda, a faixa etária, o sexo e o curso de ingresso. As variáveis analisadas proporcionam elementos para subsidiar o aprimoramento das ações afirmativas e sinalizam a importância dessas ações no contexto da Educação Superior, para que os estudantes consigam chegar a esse nível de ensino e terem melhores perspectivas de vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Pós-doutorado na University of Maryland - College Park - EU com bolsa CNPq (2015). Doutorado em Educação na PUC/RS com estágio doutoral na Universidade do Texas em Austin - EU com bolsa CAPES (2011). Ganhadora da MENÇÃO HONROSA pela Tese de Doutorado na Área da Educação para as melhores teses defendidas no país em 2011, dada pela CAPES Portaria nº 160 Edição 2012. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2007). Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior – 2020-2021. Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. Líder do GERES – Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes. Pesquisadora do CNPq D1.

Gilza Carla Temoteo Melo Batista , Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Coordenadora acadêmico- administrativa na Pontifícia Universidade Católica de Goiás , vinculada a Pró Reitoria de Graduação. Mestra em Educação pela PUC Goiás, Especialização em Análise e Diagnostico Organizacional pela PUC Goiás, Bacharel em Administração,  também pela PUC-GO e Licenciada em Pedagogia.  Atua na linha de pesquisa em Educação, Sociedade e Cultura. Atua principalmente com os seguintes temas: Juventude, permanência no contexto escolar, egressos da Educação Superior, Educação Superior, Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior.

Fabíola dos Santos Kucybala, Professora de educação básica na Rede Municipal de Canoas/RS

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle. Professora de educação básica na Rede Municipal de Canoas/RS. Integrante do Grupo de Estudos Relacionados ao Estudante (GERES) e do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC).

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

Felicetti, V. L., Batista , G. C. T. M., & Kucybala, F. dos S. (2023). O Prouni no ingresso à universidade:: desvantagens iniciais e perspectivas futuras. Eventos Pedagógicos, 14(1), 205–221. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10504