Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:
o início de uma trajetória conceitual
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10765Palavras-chave:
Educação Superior, Competências interculturais, DecolonialidadeResumo
Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados.
Downloads
Referências
AMAN, Robert. Why Interculturalidad is not Interculturality: Colonial remains and paradoxes in translation between indigenous social movements and supranational bodies. Cultural Studies, v. 29, n. 2, p. 205-228, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09502386.2014.8993792. Acesso em: 09 dez. 2021.
BACKES, José Licínio. A Luta Política para a Construção de Currículos Interculturais e Decoloniais pelos Indígenas. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1115-1130, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/ backes.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Competências interculturais na educação superior: uma perspectiva do continente brasileiro. Laplage em Revista, v. 6, n. 1, jan./abr. 2020.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Estado do conhecimento sobre competências interculturais no contexto brasileiro: o início de uma caminhada. Revista Panorâmica online, v. 30, 2020a.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento? Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021001-e021001, 2021.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, p. e021001, v. 7, 2021a.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos. Interculturalidade e Decolonialidade na educação superior Abya Yala: um ensaio de revisão sistemática. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 2, p. 79-94, 2022.
DEARDORFF, Darla K. Identification and assessment of intercultural competence as a student outcome of internationalization. Journal of Studies in Intercultural Education, Thousand Oaks, n. 10, p. 241-266, 2006.
DEARDORFF, Darla K. The identification and assessment of intercultural competence as a student outcome of internationalization at institutions of higher education in the United States. 2004. 337 f. Tese (Doutorado em Educação) – North Carolina State University, Releigh, 2004.
DEARDORFF, Darla K. Uma questão de lógica? Educador Internacional, v. 14, n. 3, pág. 26-31, 2005.
DEARDORFF, Darla K. (Ed). The Sage handbook of intercultural competence. Thousand Oaks: Sage, 2009.
DEARDORFF, Darla. Introduce Core Concepts. In: BERARDO, Kate; DEARDORFF, Darla (org). Building cultural competence. Virginia: Stylus Publishing LLC, 2012. p. 45-52.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 5, p. 183-196, 2001.
FREEMAN, M., TRELEAVEN, L., SIMPSON, L., RIDINGS, S., RAMBURUTH, P., LEASK, B., SYKES, C. Embedding the development of intercultural competence in business education. Sydney: Australian Learning and Teaching Council, 2009.
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp, p. 37-45, 2007.
MIRANDA, Claudia; PIMENTEL, Fernando Guimarães. Currículo de história na UERJ e na UFRJ: todos os caminhos levam à Europa. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 793-815, 2015. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss3articles/miranda-pimentel.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.
GUEDES NETO, Manoel et al. Adaptação de instrumento de medida de competências interculturais em estudantes universitários. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, v. 26, p. 15-40, 2010.
PARRY, Scott B. The quest for competencies. Training, New York, v. 33, n. 7, p. 48-56, jul. 1996.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.
SEVERINO, Antonio Joaquim; TAVARES, Manuel. Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americana. Revista Lusófona de Educação, v. 48, n. 48, 2020. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7319. Acesso em: 09 dez. 2021.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: SEMINÁRIO INTERCULTURALIDAD Y EDUCACIÓN INTERCULTURAL, 2009, La Paz. Seminário… La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2009. Disponível em: http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-criticay-educacion-intercultural.html. Acesso em 20 ago. 2018.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolivar; AbyaYala, 2009a. Disponível em http://www.derecho.uach.cl/documentos/Interculturalidad-estado-ysociedad_Walsh.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.