Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:

o início de uma trajetória conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10765

Palavras-chave:

Educação Superior, Competências interculturais, Decolonialidade

Resumo

Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados.

Downloads

Biografia do Autor

  • Fabiane Aparecida Santos Clemente, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Adjunta Universidade Federal do Mato Grosso (ICHS), Pós Doutora em Educação pela PUCRS, integrante de grupos de pesquisa sobre Gestão (UFAM), Interculturalidade e Educação (UNEMAT, UFMT).

Referências

AMAN, Robert. Why Interculturalidad is not Interculturality: Colonial remains and paradoxes in translation between indigenous social movements and supranational bodies. Cultural Studies, v. 29, n. 2, p. 205-228, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09502386.2014.8993792. Acesso em: 09 dez. 2021.

BACKES, José Licínio. A Luta Política para a Construção de Currículos Interculturais e Decoloniais pelos Indígenas. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1115-1130, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/ backes.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Competências interculturais na educação superior: uma perspectiva do continente brasileiro. Laplage em Revista, v. 6, n. 1, jan./abr. 2020.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Estado do conhecimento sobre competências interculturais no contexto brasileiro: o início de uma caminhada. Revista Panorâmica online, v. 30, 2020a.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento? Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021001-e021001, 2021.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, p. e021001, v. 7, 2021a.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos. Interculturalidade e Decolonialidade na educação superior Abya Yala: um ensaio de revisão sistemática. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 2, p. 79-94, 2022.

DEARDORFF, Darla K. Identification and assessment of intercultural competence as a student outcome of internationalization. Journal of Studies in Intercultural Education, Thousand Oaks, n. 10, p. 241-266, 2006.

DEARDORFF, Darla K. The identification and assessment of intercultural competence as a student outcome of internationalization at institutions of higher education in the United States. 2004. 337 f. Tese (Doutorado em Educação) – North Carolina State University, Releigh, 2004.

DEARDORFF, Darla K. Uma questão de lógica? Educador Internacional, v. 14, n. 3, pág. 26-31, 2005.

DEARDORFF, Darla K. (Ed). The Sage handbook of intercultural competence. Thousand Oaks: Sage, 2009.

DEARDORFF, Darla. Introduce Core Concepts. In: BERARDO, Kate; DEARDORFF, Darla (org). Building cultural competence. Virginia: Stylus Publishing LLC, 2012. p. 45-52.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso Carlos Correa. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 5, p. 183-196, 2001.

FREEMAN, M., TRELEAVEN, L., SIMPSON, L., RIDINGS, S., RAMBURUTH, P., LEASK, B., SYKES, C. Embedding the development of intercultural competence in business education. Sydney: Australian Learning and Teaching Council, 2009.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp, p. 37-45, 2007.

MIRANDA, Claudia; PIMENTEL, Fernando Guimarães. Currículo de história na UERJ e na UFRJ: todos os caminhos levam à Europa. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 3, p. 793-815, 2015. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss3articles/miranda-pimentel.pdf. Acesso em: 09 dez. 2021.

GUEDES NETO, Manoel et al. Adaptação de instrumento de medida de competências interculturais em estudantes universitários. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, v. 26, p. 15-40, 2010.

PARRY, Scott B. The quest for competencies. Training, New York, v. 33, n. 7, p. 48-56, jul. 1996.

SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.

SEVERINO, Antonio Joaquim; TAVARES, Manuel. Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americana. Revista Lusófona de Educação, v. 48, n. 48, 2020. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7319. Acesso em: 09 dez. 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: SEMINÁRIO INTERCULTURALIDAD Y EDUCACIÓN INTERCULTURAL, 2009, La Paz. Seminário… La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2009. Disponível em: http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-criticay-educacion-intercultural.html. Acesso em 20 ago. 2018.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolivar; AbyaYala, 2009a. Disponível em http://www.derecho.uach.cl/documentos/Interculturalidad-estado-ysociedad_Walsh.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

Downloads

Publicado

30-05-2023

Como Citar

Clemente, F. A. S. (2023). Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual. Eventos Pedagógicos, 14(1), 111-123. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10765