Extensão universitária em contextos emergentes da educação superior no Brasil e na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10770

Palavras-chave:

Educação, Educação superior, Extensão universitária, Contextos emergentes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi reconhecer a extensão universitária em contextos emergentes da Educação Superior no Brasil e Argentina, tendo em vista a proposição de um método análise de contextos emergentes com base em Bourdieu (1983), o qual identifica: objeto, condições sócio-históricas, agentes sociais, rupturas e implicações. O estudo apontou que a extensão universitária é renovada constantemente, em contextos emergentes na Educação Superior desde a Reforma de Córdoba até o presente, a partir de rupturas epistemológicas e da estrutura curricular, a qual vem promovendo a rearticulação de políticas curriculares, de gestão e de práticas pedagógicas nas instituições de Educação Superior, tanto no Brasil, quanto na Argentina, além disso, relaciona-se às mudanças paradigmáticas focadas em um modelo de universidade democrática e plural.

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Biografia do Autor

  • Simone da Rosa Messina Gomez, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Técnica em Assuntos Educacionais, integrante do Grupo de Pesquisas GESTAR/UFSM

  • Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação, PUCRS. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

Gomez, S. da R. M., & Dalla Corte, M. G. (2023). Extensão universitária em contextos emergentes da educação superior no Brasil e na Argentina. Eventos Pedagógicos, 14(1), 188-204. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10770