Internacionalização na educação básica:

um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10998

Palavras-chave:

Ensino Médio, Cidadão global, Competência multicultural, Gestão educacional

Resumo

Este artigo investiga a Internacionalização na Educação Básica a partir de experiências observadas em contexto internacional. A metodologia utilizada foi o Estado do Conhecimento. Como resultados, identificou-se que uma das premissas da Internacionalização na Educação Básica é a formação do cidadão global engajado na transformação de diferentes realidades, que compreende sua cultura e identidade em uma sociedade plural. A formação de professores é um indicador para o desenvolvimento das competências globais e a gestão escolar apontada como protagonista deste processo, tendo em vista a necessidade da modificação de currículos e práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Gabrielle Woicolesco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa PROEX/CAPES II.  Membro dos grupos de pesquisa UNIVERSITAS/RIES, Grupo de Estudos sobre Universidade/UNEMAT/UFMT e Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais/UFMS. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

  • David Jorge Rodrigues Hatsek, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa PROEX/CAPES II. Membro do grupo de pesquisa UNIVERSITAS/RIES e GESTAR/UFSM. Coordenador pedagógico no Colégio São Luís Guanella – Porto Alegre/RS.

  • Gabriela Paim Rosso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa PROEX/CAPES II. Membro dos grupos de pesquisa UNIVERSITAS/RIES e GESTAR/UFSM. Diretora de Educação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no município de Alegrete/RS.

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

Woicolesco, V. G., Hatsek, D. J. R., & Rosso, G. P. (2023). Internacionalização na educação básica:: um estado do conhecimento. Eventos Pedagógicos, 14(1), 70-90. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10998