EGRESSOS NEGROS E BRANCOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

diferenças e semelhanças latentes

Autores

  • Vera Lucia Felicetti Universidade Católica de Pernambuco
  • Evaldo Luis Pauly universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11560

Palavras-chave:

Educação superior, Egressos, Negros e brancos

Resumo

O ingresso e a conclusão da educação superior são, por um lado um desafio e por outro uma conquista. Este artigo objetiva identificar algumas características que influenciaram tanto na escolha do curso quanto na satisfação com a sua realização. A pesquisa quantitativa apresentada, teve 95 egressos respondentes. A análise realizada comparou as respostas entre egressos negros e brancos. Os resultados mostram que não houve relação estatisticamente significante entre negros e brancos, quando testados com a categoria administrativa da instituição na qual realizaram o ensino médio, com relação a escolaridade dos pais, as perspectivas que os levaram à escolha do curso e à satisfação com a formação conquistada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2011). Professora da Universidade da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), coordenadora da REDE GERES (http://pesquisageres.blogspot.com/). Recife, Pernambuco, Brasil. 

  • Evaldo Luis Pauly, universidade La Salle

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS, 2000). Pesquisador colaborador na Universidade La Salle. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BARBOSA, Ruy. Oração aos moços. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2019. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/564558/Oracao_aos_mocos_Rui_Barbosa.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023.

BÓS, Ângelo José Gonçalves. Epi Info sem mistérios: um manual prático. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Capítulo III: A gênese do conceito de habitus e de campo. In.: O poder simbólico. Rio de Janeiro/RJ: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, Pierre; BOLTANSKI, Luc. O Diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 127-144.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

BRASIL. Projeto de lei n.º 3.913, de 2008. (Do Senado Federal). PLS nº 546/2007. Ofício (SF) nº 1.306/2008. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=597000&filename=Avulso%20PL%203913/2008. Acesso em: 7 ago. 2023.

BRASIL. Projeto de lei n.º 73, de 1.999. Dispõe dobre o ingresso nas universidades federais e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=339847&filename=SBT+2+CE+%3D%3E+PL+73/1999. Acesso em: 7 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 7 ago. 2023.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Mensagem Nº 385, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Msg/VEP-385.htm. Acesso em: 7 ago. 2023.

BOBBIO, Norberto. Direita e Esquerda. Razões e Significados de uma Distinção Política. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

BRYMAN, Alan. Sampling. In: BRYMAN, Alan. Social Research Methods. 4th. Oxford: Oxford University Press, 2012. Cap. 8, p. 183-206.

CURI, Andréa Zaitune; MENEZES FILHO, Naercio A. A Relação entre o Desempenho Escolar e os Salários no Brasil. Fundação Itaú Social, 2014. Disponível em: https://sinapse.gife.org.br/download/a-relacao-entre-o-desempenho-escolar-e-os-salarios-no-brasil. Acesso em: 7 ago. 2023.

FROEHLE, Craig. The Evolution of an Accidental Meme- Medium. 2016. Disponível em: https://medium.com/@CRA1G/the-evolution-of-an-accidental-meme-ddc4e139e0e4. Acesso em: 7 ago. 2023.

GOMES, Nilma Limo. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação Antirracista: Caminhos abertos pela Lei Federal nº10.639/03. Brasília, 2005, p.39-62.

GOMES, Nilma Lino. A força educativa e emancipatória do movimento negro em tempos de fragilidade democrática. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 360-371, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.%y.49715. Acesso em: 7 ago. 2023.

HASENBALG, Carlos A. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

HASENBALG, Carlos A.; SILVA, Nelson d. V. Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1992.

INSPER, 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Policy-Paper-45.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023.

LOBÃO, N. Projeto de Lei Nº. 73, de 1999. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e estaduais e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=15013. Acesso em: 7 ago. 2023.

OSÓRIO, Rafael. Desigualdade racial e mobilidade social no Brasil: um balanço das teorias. In.: As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. THEODORO, Mário (org.) Brasília: Ipea, 2008. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/Livro_desigualdadesraciais.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023.

IPEA. Pesquisa Econômica Aplicada, 2003. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5022/1/PPE_v33_n03_Mobilidade.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023.

IPEA. Pesquisa Econômica Aplicada, 2022. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11619/3/TD_2825_Web.pdf. Acesso em: 7 ago. 2023.

MEHO, Lokman I. E-Mail Interviewing in Qualitative Research: A Methodological Discussion. Journal of the american society for information science and technology, v. 57, n. 10, p.1284–1295, 2006. DOI: 10.1002/asi.20416. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28805523_E-Mail_Interviewing_in_Qualitative_Research_A_Methodological_Discussion . Acesso em: 7 ago. 2020.

SILVA, Tatiana Dias. Panorama Social da população Negra. Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília: Ipea, 2013. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3039/1/Livro-Dossi%C3%AA_mulheres_negras-retrato_das_condi%C3%A7%C3%B5es_de_vida_das_mulheres_negras_no_Brasil. Acesso em: 7 ago. 2023.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Felicetti, V. L., & Pauly, E. L. (2024). EGRESSOS NEGROS E BRANCOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: diferenças e semelhanças latentes. Eventos Pedagógicos, 15(2), 791-805. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11560