A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM E REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE MULHERES ADOLESCENTES NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11845

Palavras-chave:

Escola, Imagem, Mulheres adolescentes, Reprodução humana, Saúde sexual

Resumo

Os adolescentes têm muitas dúvidas sobre as transformações do seu corpo, de modo que é importante a abordagem destas questões na escola. A pesquisa descreveu as ações para elaboração da cartilha “Promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes”, o seu uso nas aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio e a entrevista dada por duas alunas. A utilização de imagens no ensino é importante para o aprendizado e pelos relatos das estudantes, concluímos que o material apresentado chamou atenção e auxiliou na compreensão do funcionamento do sistema reprodutor feminino, sanando várias curiosidades sobre os contraceptivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jizéli Marciano Gonçalves, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

    Mestrado Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Londrina, Paraná, Brasil.

  • Lorenna Cardoso Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Ciências da Saúde, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (NIPECeM) e do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática de Sinop (GECINMAT) da UFMT. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofina l_site.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

FERREIRA, Ana Paula.; POLINARSKI, Celso Aparecido. Trabalhando os métodos contraceptivos na escola: em foco os “multiplicadores adolescentes” como agentes socializadores de informações. 2016. 18p. In: PARANÁ. Secretária de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do Professor PDE. Produção Didática- Pedagógica 2016. Curitiba: SEED/PR, V.II (Caderno PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/sinopses2016/ciencias_sinopse.pdf . Acesso em: 18 set. 2023.

MARTELLI, Josyanne Milléo. O uso da imagem na pesquisa educacional. Curitiba. PUCPR. s/d. Grupo de Trabalho: Educação e comunicação/n.16. Disponível em: http://www.universidadenova.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2003/o_uso_da_imagem.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

MENDES, Suelen Pereira Marciano. Uso de imagens como ferramenta facilitadora para trabalhar os conteúdos de biologia com estudantes da primeira série do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino. 2017.Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Biológicas) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2017.

NOVAK, Elaine. Dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar educação sexual nas escolas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

OLIVEIRA, Francisco Cabral.; DÍAZ, Margarita. Relações de gênero. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE; FUNDAÇÃO ODEBRECHT. Cadernos afetividade e sexualidade na educação: um novo olhar. Belo Horizonte: Gráfica e Editora Rona Ltda, p. 142-150, 1998.

SOEJIMA, Fátima Mitiê. Educação e formação humana: uma discussão sobre o conceito de autonomia discente. Orientador: Denise Trento Rebello de Souza. 2008. 150p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SOUZA, Jessilane Alves. A importância da imagem no ensino de Biologia e proposta de uma sequência didática para seu uso. Orientador: Marcos Antônio dos Santos Silva Ferraz. 2020. 54p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

SILVA, Elenita Pinheiro Queiroz.; CICILLINI, Graça Aparecida. Das noções de corpo no ensino de biologia aos dizeres sobre sexualidade. 2008. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 9 set. 2023.

SILVA, Francisco Marciano Alencar; NETO, José Caldas Simões. A imagem como método de ensino aprendizagem no ensino de geografia. Anais [ISSN: 2358-8829] II CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15173. Acesso em: 10 set. 2023.

TIBA, Içami. Sexo e Adolescência. 3ª. ed. São Paulo: Editora Ática, 1987.

Downloads

Publicado

26-05-2024

Como Citar

Gonçalves, J. M., & Rezende, L. C. (2024). A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM E REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE MULHERES ADOLESCENTES NO ESPAÇO ESCOLAR. Eventos Pedagógicos, 15(1), 95-108. https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11845