A VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MODELO DE BARRAS COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Formação de professores, Resolução de problemas, Método de Singapura

Resumo

Este artigo tem como tema o Modelo de Barras como estratégia para ensinar Matemática e, por objetivo analisar a visão de professores que ensinam Matemática no ensino fundamental a respeito dos efeitos e contribuições dessa estratégia no ensino de resolução de problemas. A produção dos dados ocorreu com base em duas ações de formação continuada, nas quais os docentes conheceram, praticaram e aplicaram o modelo de barras, relataram suas experiências e avaliaram dois produtos educacionais. Considera-se o Modelo de Barras com potencial para promover reflexão e ressignificação do pensamento de professores a respeito do aprender e ensinar a resolver problemas.

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Biografia do Autor

  • Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Sinop

    Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro, 2012), Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT), membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) do Campus de Sinop/UFMT. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Gislaine Aparecida Maria Zambiasi, Bolsista da FAPEMAT

    Mestre em Ensino de Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, do Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais (ICNHS), no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM). Sinop, Mato Grosso. Brasil. Bolsista de pesquisa ATT2 da FAPEMAT.

  • Stela Maris Ferrari Streit, Centro Multidisciplinar com Serviços de Reabilitação (Cemais)

    Mestra em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) do Instituto de Ciências Naturais Humanas e Sociais (ICNHS), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop. Sinop, Mato Grosso. Brasil. Neuropsicopedagoga do Centro Multidisciplinar com Serviços de Reabilitação (Cemais). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

26-05-2024

Como Citar

A VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MODELO DE BARRAS COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 60-77. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11850

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