A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO FORMATO ON-LINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11859

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Conceitos algébricos, Ensino on-line, Avaliação

Resumo

O presente artigo apresenta os desafios e a prática pedagógica no desenvolvimento da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, durante o período de pandemia da covid-19, originalmente pensada para sala de aula presencial. A pesquisa prosseguiu com o objetivo de investigar a possibilidade de desenvolver atividades on-line sem descaracterizar a metodologia e sua avaliação. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados produzidos para a análise durante o desenvolvimento das atividades propostas a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental com conceitos algébricos. Teoricamente, a pesquisa está embasada em Onuchic e Allevato (2014). Os resultados mostraram ser possível o desenvolvimento da metodologia desde que sejam feitas adaptações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isis Mendes Corrêa de Moraes, Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica Benedito da Silva Santana Freire

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT-Sinop). Professora efetiva da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica Benedito da Silva Santana Freire.

  • Elizabeth Quirino de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Sinop

    Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)-Campus de Rio Claro. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, MT, Brasil.

Referências

AZEVEDO, Elizabeth Quirino de; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. A Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. REP‘S - Revista Even. Pedagóg.: Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, ed. 21, p. 401 - 423, 2017. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: 6 jul. 2021.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiane. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-posições, Rio Claro, v. 04, n. 01, p. 18-23, março/1993. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/298595520_Pesquisa_em_Educacao_Matematica. Acesso em: 30 jun. 2021.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite; GRACIAS, Telma Aparecida Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC, 2017.

DANTE. Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo, Editora Ática, 1989.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LINS, Rômulo Campos. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiane; BORBA, Marcelo de Carvalho (org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, p. 92-120, 2004.

MORAES, Isis Mendes Correa de; AZEVEDO, Elizabeth Quirino de. A Resolução de problemas na forma on-line: Relato de experiência. In: TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues et al, (org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ª. ed. Cuiabá: Fundação Uniselva, 2021. v. 3, cap. 15, p. 251 - 262. ISBN 978-65-86743-47-0. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1o62aGrIBWkPFu432GpIfms-dGqjmiluT/view . Acesso em: 22 dez. 2021.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Sueli Gomes. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norna Sueli Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Hopnes; JUSTULIN, Andresa Maria. (org.). Resolução de Problemas: Teoria & Prática. 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa.; ALLEVATO, Norma Sueli Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223514005. Acesso em: 27 nov. 2019.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Sueli Gomes. Trabalhando volume de cilindros através da Resolução de Problemas. EMR – Educação Matemática em Revista - RS, Ano 10, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 10, p. 95-103, 2009. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1478/964. Acesso em: 9 mai. 2021.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiane (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-218.

PIRONEL, Márcio.; VALILLO, Sabrina Aparecida Martins. O papel da avaliação na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Marcio (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo, Livraria da Física, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342701369. Acesso em: 30 jul. 2020.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa Araújo. 2ª reimp. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neuza.; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: DGIDC, 2009. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7105. Acesso em: 22 set. 2019.

SANTOS, Vinícius de Macedo. Linguagem e comunicação na aula de matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espassandin. (Orgs) Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo horizonte, Autentica,2009.

SCHROEDER, Tomas L.; LESTER, Frank K. Jr. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, Paul R.; SHULTE, Albert. P. (Ed.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42. Disponível em: https://www.bgsu.edu/content/dam/BGSU/COSMOS/Documents/resources/C2AM2P-resources/Developing-Understanding-Mathematics-Problem-Solving-Schroeder-Lester-1989.pdf. Acesso em: 9 ago. 2021.

STANIC, George M. A.; KILPATRICK, Jeremy. Historical Perspectives on Problem Solving in the Mathematics Curriculum. In: CHARLES, Randall I.; SILVER, Eduard A. (Eds.). The teaching and assessing of mathematical problem solving. Tradução: IEUL. Reston, VA: NCTM e Lawrence Erlbaum, 1989, p. 1-23. Disponível: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/fdm/textos/stanic-kilpatrick%2089.pdf . Acesso em: 11 ago. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

VAN DE WALLE, Jhon A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

26-05-2024

Como Citar

Moraes, I. M. C. de, & Azevedo, E. Q. de. (2024). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO FORMATO ON-LINE. Eventos Pedagógicos, 15(1), 78-94. https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11859