REVISÃO SISTEMÁTICA
pesquisas nacionais sobre currículo e formação inicial em licenciatura em ciências biológicas e a educação para as relações étnico-raciais (2018-2023)
Palavras-chave:
Currículo, Formação inicial, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação e relações étnico-raciais, Análise de conteúdoResumo
Este artigo constitui parte integrante de uma pesquisa de mestrado e tem como finalidade apresentar ao leitor uma visão geral da produção científica acerca do currículo e/ou formação inicial em Licenciatura em Ciências Biológicas e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), de natureza qualitativa. O foco é investigar as pesquisas que trazem esta abordagem, utilizando como subsídio os referenciais da análise de conteúdo, da pesquisadora Laurence Bardin (2011), pela análise categorial. O levantamento ocorreu durante o ano de 2023, e através das bases de dados Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após a leitura dos trabalhos, e da coleta de dados, identificamos a emergência dos seguintes temas/categorias:1) integração da ERER no currículo e/ou na formação inicial; 2) percepção dos professores sobre a ERER; 3) perfil dos professores em formação; 4) estratégias de aplicação da ERER. Com os resultados observamos a existência de diversos desafios a serem superados para que a ERER seja devidamente valorizada na formação inicial, nos planos pedagógicos e ementas obrigatórias.
Downloads
Referências
BENEDITO, Beatriz Soares; CARNEIRO, Suelaine; PORTELLA, Tânia (orgs.). Lei 10.639/03 : a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. São Paulo, SP. Instituto Alana, 2023.
BARBARA, A. C. F.; SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–22. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19395.076. 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOLSANELLO, M. A. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educ. Rev., Curitiba , n. 12, p. 153-165, 1996 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601996000100014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2024.
COELHO, W. N. B. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 97-122, maio-jun. 2018.
CUNHA, L. R. P. Contribuição dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico universal. Salvador: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 2012.
GOMES, N L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p.98-109, jan./abr., 2012.
KERN, G. S. Educar é eugenizar: racialismo, eugenia e educação no Brasil (1870-1940). 2016. 208 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, Identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 2003
REGIS, K.; BASÍLIO, G. Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 33-60, maio/jun. 2018
SAMPAIO R, MANCINI M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Braz J Phys Ther [Internet]. Jan; 11(1): 83–9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. 2007. Acesso em: 20 maio 2024.
SANTOS, J. E. Interface das relações étnico-raciais com o ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura (2005-2021). Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus : UESC, 2022.
VERRANGIA, D. A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. Tese de Doutorado em Educação. Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2009.
VERRANGIA, D. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Interacções, v. 10, p.2-27, 2014.
REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS ANALISADOS
AGUIAR, D. M. Perfil dos professores de matemática e ciências da natureza do ensino fundamental – anos finais e ensino médio da região do grande abc paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Santo André. Biblioteca Depositária: UFABC. 119 f. 2022.
CRUZ, D. G. Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no ensino superior: o caso de uma universidade colombiana. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Biblioteca Depositária: Repositório UFSCar, 2019.
FAGUNDES, C. M. S. Olhares afrocentrados para a educação das relações étnico-raciais na formação docente em ciências biológicas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
FERREIRA, M. A. A abordagem da educação das relações étnico-raciais na formação de professores de ciências biológicas, física, matemática e química. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo. Biblioteca Depositária: Francisco Montojos IFSP. 139 f. 2022.
FONSECA, S. S. Ancestralidade afro-brasileira na Educação Infantil: reflexões formativas para uma educação científica antirracista. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária UFSC. 211f. 2021.
JESUS, J. As relações étnico-raciais na formação inicial dos licenciandos de ciências biológicas, química e física da Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Biblioteca Depositária: Universidade Estadual de Santa Cruz. 91 f. 2018.
KEHL, LIA CHRISTINA KIRCHHEIM. Sentidos construídos sobre justiça social na formação de professores: experiências (de)coloniais na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária – UFSC. 193 f. 2021.
LAMEGO, C. R. S. Ensino de Ciências e Biologia, diálogos entre disciplinas e abordagens culturais: saberes e processos formativos no cotidiano de uma escola. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio De Janeiro, São Gonçalo. Biblioteca Depositária: UERJ / CEH-D. 175 f. 2018.
MIRANDA, A. P. O. O. Educação científica como laboratório de diálogos fraternos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília. Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UnB. 90 f. 2019.
MOREIRA, I. N. S. Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências: construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. 134 f. 2020.
NASCIMENTO, L. M. M. Exame crítico da racialização da doença falciforme na formação de professoras/es de biologia: promoção da educação das relações étnico-raciais, da educação em saúde e de uma visão equilibrada da ciência. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
OLIVEIRA, G. R. O ensino de ciências da natureza e suas tecnologias na educação básica com foco nas africanidades. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
PINHEIRO, P. M. Entre silenciamentos e resistências: educação das relações étnico-raciais nas narrativas de professores/as de Ciências Biológicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 270 f. 2020.
ROCHA, A. L. F. A constituição desumanizadora da docência universitária em ciências biológicas. Tese (Doutorado em Educação Cientifica eE Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária Central – UFSC. 746 f. 2018.
SILVA, J. A. Educação étnico-racial crítica para o ensino de ciências: descolonizando caminhos na Formação Inicial de Professoras e Professores de Biologia. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Biblioteca Depositária: UFRPE. 284 f. 2022.
SILVÉRIO, F. F. Biologia, África e identidades sociais: a representação produzida pelos discursos sobre genética e evolução em livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.
SOUSA, V. C. M. Ensino de ciências no contexto da lei nº 10.639/2003 em tempos de pandemia do covid-19. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Biblioteca Depositária: Biblioteca da FaE/UFMG. 138 f. 2021.
WESTPHAL, L. V. O perfil socioeconômico e acadêmico dos concluintes das licenciaturas do Brasil e da FURB/SC: um estudo a partir de dados do Enade 2011, 2014 e 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga. 127 f. 2021,
XAVIER, M. As relações étnico-raciais na formação inicial de professores do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Biblioteca Depositária: Central da UESC - Biblioteca digital de teses e dissertações. 73 f. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.