REVISÃO SISTEMÁTICA

pesquisas nacionais sobre currículo e formação inicial em licenciatura em ciências biológicas e a educação para as relações étnico-raciais (2018-2023)

Autores

  • Lucas Santiago dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Rosa Chitolina Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Catarina Chitolina Zanini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Currículo, Formação inicial, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação e relações étnico-raciais, Análise de conteúdo

Resumo

Este artigo constitui parte integrante de uma pesquisa de mestrado e tem como finalidade apresentar ao leitor uma visão geral da produção científica acerca do currículo e/ou formação inicial em Licenciatura em Ciências Biológicas e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), de natureza qualitativa. O foco é investigar as pesquisas que trazem esta abordagem, utilizando como subsídio os referenciais da análise de conteúdo, da pesquisadora Laurence Bardin (2011), pela análise categorial. O levantamento ocorreu durante o ano de 2023, e através das bases de dados Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após a leitura dos trabalhos, e da coleta de dados, identificamos a emergência dos seguintes temas/categorias:1) integração da ERER no currículo e/ou na formação inicial; 2) percepção dos professores sobre a ERER; 3) perfil dos professores em formação; 4) estratégias de aplicação da ERER. Com os resultados observamos a existência de diversos desafios a serem superados para que a ERER seja devidamente valorizada na formação inicial, nos planos pedagógicos e ementas obrigatórias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Santiago dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Bacharel em Ciências Biológicas (UFSM, 2018), Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Integrante do Grupo de Estudos Transdisciplinares (GET). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Maria Rosa Chitolina, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq.

  • Maria Catarina Chitolina Zanini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Possui graduação em Curso de Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (1987), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília- UnB (1997), doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo- USP (2002) e Pós-doutorado pelo Museu Nacional (MN-UFRJ) (2008). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Referências

BENEDITO, Beatriz Soares; CARNEIRO, Suelaine; PORTELLA, Tânia (orgs.). Lei 10.639/03 : a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. São Paulo, SP. Instituto Alana, 2023.

BARBARA, A. C. F.; SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–22. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19395.076. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOLSANELLO, M. A. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educ. Rev., Curitiba , n. 12, p. 153-165, 1996 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601996000100014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2024.

COELHO, W. N. B. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 97-122, maio-jun. 2018.

CUNHA, L. R. P. Contribuição dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico universal. Salvador: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 2012.

GOMES, N L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p.98-109, jan./abr., 2012.

KERN, G. S. Educar é eugenizar: racialismo, eugenia e educação no Brasil (1870-1940). 2016. 208 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, Identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 2003

REGIS, K.; BASÍLIO, G. Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 33-60, maio/jun. 2018

SAMPAIO R, MANCINI M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Braz J Phys Ther [Internet]. Jan; 11(1): 83–9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. 2007. Acesso em: 20 maio 2024.

SANTOS, J. E. Interface das relações étnico-raciais com o ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura (2005-2021). Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus : UESC, 2022.

VERRANGIA, D. A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. Tese de Doutorado em Educação. Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2009.

VERRANGIA, D. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Interacções, v. 10, p.2-27, 2014.

REFERÊNCIAS DOS TRABALHOS ANALISADOS

AGUIAR, D. M. Perfil dos professores de matemática e ciências da natureza do ensino fundamental – anos finais e ensino médio da região do grande abc paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Santo André. Biblioteca Depositária: UFABC. 119 f. 2022.

CRUZ, D. G. Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no ensino superior: o caso de uma universidade colombiana. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Biblioteca Depositária: Repositório UFSCar, 2019.

FAGUNDES, C. M. S. Olhares afrocentrados para a educação das relações étnico-raciais na formação docente em ciências biológicas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.

FERREIRA, M. A. A abordagem da educação das relações étnico-raciais na formação de professores de ciências biológicas, física, matemática e química. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo. Biblioteca Depositária: Francisco Montojos IFSP. 139 f. 2022.

FONSECA, S. S. Ancestralidade afro-brasileira na Educação Infantil: reflexões formativas para uma educação científica antirracista. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária UFSC. 211f. 2021.

JESUS, J. As relações étnico-raciais na formação inicial dos licenciandos de ciências biológicas, química e física da Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Biblioteca Depositária: Universidade Estadual de Santa Cruz. 91 f. 2018.

KEHL, LIA CHRISTINA KIRCHHEIM. Sentidos construídos sobre justiça social na formação de professores: experiências (de)coloniais na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária – UFSC. 193 f. 2021.

LAMEGO, C. R. S. Ensino de Ciências e Biologia, diálogos entre disciplinas e abordagens culturais: saberes e processos formativos no cotidiano de uma escola. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio De Janeiro, São Gonçalo. Biblioteca Depositária: UERJ / CEH-D. 175 f. 2018.

MIRANDA, A. P. O. O. Educação científica como laboratório de diálogos fraternos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília. Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UnB. 90 f. 2019.

MOREIRA, I. N. S. Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências: construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. 134 f. 2020.

NASCIMENTO, L. M. M. Exame crítico da racialização da doença falciforme na formação de professoras/es de biologia: promoção da educação das relações étnico-raciais, da educação em saúde e de uma visão equilibrada da ciência. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

OLIVEIRA, G. R. O ensino de ciências da natureza e suas tecnologias na educação básica com foco nas africanidades. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

PINHEIRO, P. M. Entre silenciamentos e resistências: educação das relações étnico-raciais nas narrativas de professores/as de Ciências Biológicas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 270 f. 2020.

ROCHA, A. L. F. A constituição desumanizadora da docência universitária em ciências biológicas. Tese (Doutorado em Educação Cientifica eE Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária Central – UFSC. 746 f. 2018.

SILVA, J. A. Educação étnico-racial crítica para o ensino de ciências: descolonizando caminhos na Formação Inicial de Professoras e Professores de Biologia. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Biblioteca Depositária: UFRPE. 284 f. 2022.

SILVÉRIO, F. F. Biologia, África e identidades sociais: a representação produzida pelos discursos sobre genética e evolução em livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

SOUSA, V. C. M. Ensino de ciências no contexto da lei nº 10.639/2003 em tempos de pandemia do covid-19. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Biblioteca Depositária: Biblioteca da FaE/UFMG. 138 f. 2021.

WESTPHAL, L. V. O perfil socioeconômico e acadêmico dos concluintes das licenciaturas do Brasil e da FURB/SC: um estudo a partir de dados do Enade 2011, 2014 e 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga. 127 f. 2021,

XAVIER, M. As relações étnico-raciais na formação inicial de professores do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Biblioteca Depositária: Central da UESC - Biblioteca digital de teses e dissertações. 73 f. 2023.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

REVISÃO SISTEMÁTICA: pesquisas nacionais sobre currículo e formação inicial em licenciatura em ciências biológicas e a educação para as relações étnico-raciais (2018-2023). (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 608-628. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11873

Artigos Semelhantes

1-10 de 1195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.