DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA (DAM)

concepções de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11896

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino de matemática, Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM)

Resumo

Este artigo surgiu do recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Tem por objetivo investigar quais são as concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as dificuldades de aprendizagem em Matemática. Considerou-se o método da pesquisa qualitativa de análise interpretativa. Os resultados, evidenciaram que há fragilidades sobre a percepção das dificuldades de aprendizagem em Matemática, incidindo desfavoravelmente no apoio aos alunos que se encontram nesta situação. Assim, há a necessidade de discutir e compreender as dificuldades de aprendizagem em Matemática, relacionadas às dificuldades pedagógicas (ensinar/aprender), visando melhorias das práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

  • Renata Aparecida da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

    Mestra em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, Juara-MT, Brasil. Membro pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM/UFMT). Juara - MT, Brasil.

  • Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Cuiabá

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. Docente Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Cuiabá (CUC). Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT- Cuiabá-MT, Brasil.

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Publicado

26-05-2024

Como Citar

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA (DAM): concepções de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 164-180. https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11896

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