EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITICA NO ENSINO ESCOLAR:
contextualizando a ocupação do solo na amazônia meridional
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11946Palavras-chave:
Meio Ambiente, Paulo Freire, Transformação do espaço, Ocupação da AmazôniaResumo
Os processos de colonização na Amazônia contribuíram para as constantes transformações da paisagem pela ocupação do solo em decorrência da substituição das áreas de floresta por áreas urbanas e agrícolas. O presente estudo consiste em abordar a temática da educação ambiental numa perspectiva crítica, considerando os diferentes sujeitos e condições socioeconômicas no processo de ocupação da região norte do estado de Mato Grosso. Neste sentido, a pesquisa teve por objetivo elucidar como a educação ambiental está posta nos documentos que norteiam a educação no Brasil e como a perspectiva crítica pode contribuir para o debate ambiental. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, baseada em uma revisão teórica que abrangeu uma análise minuciosa de documentos oficiais e artigos científicos do país dedicados à educação ambiental. Para as discussões sobre educação ambiental, recorremos a perspectiva crítica de Paulo Freire para revisar as construções históricas que levaram à atual emergência ambiental. Esta perspectiva da educação ambiental está alicerçada num quadro que vê a educação como uma ferramenta de mudança social, decorrente da pedagogia crítica.
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