A CRIANÇA GAY NA ESCOLA
a relação de professor-aluno com a criança que não se encaixa
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11982Palavras-chave:
Homossexualidade, Preconceito, Relação professor-aluno, Alunos LGBTQIA+, Teoria QueerResumo
Este artigo discorre e analisa a problemática sobre a relação professor-aluno diante da criança que transgride os comportamentos socialmente impostos pela binariedade dos sexos/gêneros. Esta pesquisa bibliográfica qualitativa se utilizou de notícias, artigos, e demais pesquisas, colocando como protagonistas os alunos no ambiente escolar que não se encaixam na heteronormatividade. A coleta de dados ocorreu no período de 2023, refletindo sobre experiências e observações do autor. Tem como base referencial Marco Antonio Torres e Richard Miskolci. Os resultados apontam para a percepção da falta de acolhimento dessas crianças em sala de aula, e conclui-se na urgência do aprofundamento da discussão sobre a diversidade sexual na escola.
Downloads
Referências
CARVALHO, Marcello. Família denuncia preconceito contra aluno de 11 anos após sugestão de trabalho com tema LGBT em grupo da escola. O Globo. Campinas, 13 jun. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/06/13/familia-denuncia-preconceito-contra-aluno-de-11-anos-apos-sugestao-de-trabalho-com-tema-lgbt-em-grupo-da-escola.ghtml. Acesso em: 18 out. 2023.
CASTRO, Davi de. LGBTfobia é uma das fortes causas do abandono escolar. TV Brasil. 04 jul. 2017. Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/estacao-plural/2017/07/lgbtfobia-e-uma-das-fortes-causas-do-abandono-escolar. Acesso em: 25 out. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador (BA), jan/abr 2009.
MAGNABOSCO, Maria M.; TEIXEIRA, Cíntia M. Gênero e diversidade: formação de educadoras/es. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2011. E-book. ISBN 9788582178249. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178249/. Acesso em: 08 nov. 2023.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. (Coleção Cadernos da Diversidade). Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2012. E-book. ISBN 9788582179338. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582179338/. Acesso em: 04 out. 2023.
PARRA, Ricardo. Aluno atacou colegas por sofrer homofobia e Estado foi "omisso", diz advogado. Portal Terra. Notícias. 24 out. 2023. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/aluno-atacou-colegas-por-sofrer-homofobia-e-estado-foi-omisso-diz-advogado,0e980ce1325d184cdfeafd9723e415b3w27cwkmv.html. Acesso em: 25 out. 2023.
TORRES, Marco A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2010. E-book. ISBN 9788582178133. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178133/. Acesso em: 04 out. 2023.
TEODORO, Jéssica Oliveira da Silva. CUNHA, Marion Machado. Orientação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas e conceitos. Revista Eventos Pedagógicos. v. 5, n. 2, 11. ed., p. 153-161, jun./jul. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.