PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:
Práticas do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12032Palavras-chave:
Educação Básica, Inclusão, DiscriminaçãoResumo
Este artigo aborda as atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal Catarinense, tendo como referencial teórico Dermeval Saviani, Aníbal Quijano e Nilma Lino Gomes. O núcleo promoveu ações que extrapolaram datas tradicionais e abordaram temas como racismo e demarcação de terras indígenas. Neste trabalho o objetivo é realizar uma reflexão sobre as atividades e analisar sua recepção na comunidade acadêmica. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em um questionário aplicado aos membros do núcleo. Os resultados demonstram uma recepção positiva das ações e indicam a necessidade de que as discussões sobre a temática étnico-racial sejam ampliadas.
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