PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:

Práticas do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Autores

  • Amalia Cardona Leites Instituto Federal Catarinense
  • Carlos Bartel Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12032

Palavras-chave:

Educação Básica, Inclusão, Discriminação

Resumo

Este artigo aborda as atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal Catarinense, tendo como referencial teórico Dermeval Saviani, Aníbal Quijano e Nilma Lino Gomes. O núcleo promoveu ações que extrapolaram datas tradicionais e abordaram temas como racismo e demarcação de terras indígenas. Neste trabalho o objetivo é realizar uma reflexão sobre as atividades e analisar sua recepção na comunidade acadêmica. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em um questionário aplicado aos membros do núcleo. Os resultados demonstram uma recepção positiva das ações e indicam a necessidade de que as discussões sobre a temática étnico-racial sejam ampliadas.

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Biografia do Autor

  • Amalia Cardona Leites, Instituto Federal Catarinense

    Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015). Professora EBTT do Instituto Federal Catarinense (IFC), integrante do Grupo de Pesquisa Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense. Ibirama, Santa Catarina, Brasil. 

  • Carlos Bartel, Instituto Federal Catarinense

    Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense (IFC). Ibirama, Santa Catarina, Brasil.

Referências

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Leites, A. C., & Bartel, C. (2024). PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:: Práticas do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Eventos Pedagógicos, 15(2), 406-413. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12032