INCLUSÃO E DESIGUALDADE RACIAL

percepção de estudantes de Publicidade e Propaganda sobre o protagonismo negro na comunicação

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil
  • Gabriel Rodrigues Pegoraro Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil
  • Davi Alexandre Schoenardie Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil

Palavras-chave:

Protagonismo, Movimento negro, Negritude, Racismo estrutural, Percepção

Resumo

Este estudo aborda a percepção de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina sobre a presença do negro como protagonista nas produções comunicacionais, seus impactos e dilemas. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e histórico-dialético. A partir de um grupo focal com nove estudantes, compreendeu-se que o negro é, por um lado, esterotipado na comunicação social e, por outro lado, é apenas utilizado como discurso à reafirmação de uma diversidade. Portanto, há um sentido e discurso de desigualdade social fruto de uma estrutura ideológica, social e midiática.

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Biografia do Autor

  • Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil

    Doutor em educação pela Universidade de Passo Fundo (2020). Professor titular do Programa de Pós-
    Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos  e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul e da Rede Ibero-Americana de Estudos e
    Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior.

  • Gabriel Rodrigues Pegoraro, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil

    Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2023), campus Joaçaba (SC). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade.

  • Davi Alexandre Schoenardie, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, Brasil

    Graduando em publicidade e propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba.
    Bolsista do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Conselho Nacional de
    Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e
    Políticas Educacionais e do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

INCLUSÃO E DESIGUALDADE RACIAL: percepção de estudantes de Publicidade e Propaganda sobre o protagonismo negro na comunicação. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 700-714. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12058

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