A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

uma contação de história com a obra “O Pequeno Príncipe Preto”

Autores

  • Francisca Joilsa da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós Graduação em Ensino
  • Kivia Pereira Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós Graduação em Ensino
  • Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE

Palavras-chave:

Diversidade étnico-racial, Contação de história, O Pequeno Príncipe Preto, BALE Mirim, Literatura infantil

Resumo

Este estudo aborda a diversidade étnico-racial na educação por meio da contação da obra "O Pequeno Príncipe Preto" no projeto BALE Mirim, vinculado ao BALE, que busca democratizar o acesso à leitura. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e de pesquisa-ação, analisa a mediação da história em uma escola estadual em Pau dos Ferros-RN. Destaca-se a lacuna na representatividade étnico-racial na literatura infantil e a importância da contação de histórias como prática pedagógica. A pesquisa, conduzida por observação e análise interpretativa, envolveu três crianças participantes que participam do projeto. Este estudo contribui para estratégias educacionais inclusivas à diversidade desde a infância.

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Biografia do Autor

  • Francisca Joilsa da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós Graduação em Ensino

    Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); Membro do grupo de pesquisa GEPPE; Voluntária do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).

  • Kivia Pereira Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós Graduação em Ensino

    Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UERN); Membro do grupo de pesquisa GEPPE; Voluntária do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).

  • Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE

    Doutora em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Departamento de Educação, e do Programa de Pòs-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Membro do grupo de pesquisa GEPPE; Coordenadora do Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).

Referências

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : uma contação de história com a obra “O Pequeno Príncipe Preto”. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 501-518. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12077

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