SOBRE NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS:

mulheres negras docentes no ensino superior e o estado do conhecimento

Autores

  • Cristiane Barbosa Soares Universidade Federal do Pampa
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12095

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Raça, Gênero, Ensino Superior, Docentes negras

Resumo

Este estudo vem identificar quais teorias estão sendo construídas ao tratar da temática: docentes negras do ensino superior. Para tanto, utilizou-se a pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, que realizou buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na área da Educação, com a categoria: professoras universitárias negras. Assim, extraiu-se 7 trabalhos, os quais revelaram a preocupação com a constituição do quadro docente das instituições de ensino superior, a necessidade de investigar e questionar a ausência e a invisibilidade das mulheres negras, enquanto professoras do ensino superior e, ainda, evidenciaram a potência das narrativas como estratégia metodológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Barbosa Soares, Universidade Federal do Pampa

    Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, 2020), Professora de Ciências da Natureza, na Secretaria Municipal de Uruguaiana (SEMED-RS), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença da Unipampa, estudante de doutorado no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências (PPGECi/UNIPAMPA). Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS, 2012), Professora associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), líder do Grupo de Pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença da Unipampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico - Reproduzido de BOURDIEU, P. Le champ scientifique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 2-3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Monteiro.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas sobre: a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, n. 10, p. 171-188, 2002.

GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. RIOS, Flávia. LIMA, Márcia (org.) - 1. ed.- Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior - 2021. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao>. Acesso em: 10 jan. 2023.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. trad. Jess Oliveira. - 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LARROSA, Jorge. Narrativa, identidad y desidentificación. In: LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Barcelona: Laertes, 1996. p. 461-482.

LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. - [reimpr.] - São Paulo: E.D.U., 2012.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista da Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.5902/1984644415822>. Acesso em: 12 jan. 2023.

RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala?. Belo Horizonte, MG: Letramento: Justificando, 2017.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? - 1º ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SILVA, Jorge Fernandes. Trajetórias escolares e profissionais de professores (as) negros (as) que atuam na educação básica na cidade de Rio Branco. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, 2016.

SILVA, Joselina da; EUCLIDES, Maria Simone. Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil). Educ. rev., v. 34, n. 70, p. 51-66, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58760. Acesso em: 13 jan. 2023.

SOARES, Cristiane Barbosa. SILVA, Fabiane Ferreira da. Interseccionalidade de gênero e raça na docência do ensino superior: mulheres negras presentes na Unipampa. In.: BRANCHER, Vantoir Roberto. COLLING, Ana Maria. PORTO, Eliane Quincozes. (orgs). Caminhos possíveis à inclusão V: gêneros, (trans) gêneros e educação - alguns enfrentamentos. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. p. 45 - 64.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Barbosa Soares, C., & Silva, F. F. da. (2024). SOBRE NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS:: mulheres negras docentes no ensino superior e o estado do conhecimento. Eventos Pedagógicos, 15(2), 462-476. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12095