SOBRE NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS:
mulheres negras docentes no ensino superior e o estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12095Palavras-chave:
Interseccionalidade, Raça, Gênero, Ensino Superior, Docentes negrasResumo
Este estudo vem identificar quais teorias estão sendo construídas ao tratar da temática: docentes negras do ensino superior. Para tanto, utilizou-se a pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, que realizou buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na área da Educação, com a categoria: professoras universitárias negras. Assim, extraiu-se 7 trabalhos, os quais revelaram a preocupação com a constituição do quadro docente das instituições de ensino superior, a necessidade de investigar e questionar a ausência e a invisibilidade das mulheres negras, enquanto professoras do ensino superior e, ainda, evidenciaram a potência das narrativas como estratégia metodológica.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico - Reproduzido de BOURDIEU, P. Le champ scientifique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 2-3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Monteiro.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas sobre: a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, n. 10, p. 171-188, 2002.
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. RIOS, Flávia. LIMA, Márcia (org.) - 1. ed.- Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior - 2021. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao>. Acesso em: 10 jan. 2023.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. trad. Jess Oliveira. - 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LARROSA, Jorge. Narrativa, identidad y desidentificación. In: LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Barcelona: Laertes, 1996. p. 461-482.
LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. - [reimpr.] - São Paulo: E.D.U., 2012.
MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista da Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.5902/1984644415822>. Acesso em: 12 jan. 2023.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala?. Belo Horizonte, MG: Letramento: Justificando, 2017.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? - 1º ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
SILVA, Jorge Fernandes. Trajetórias escolares e profissionais de professores (as) negros (as) que atuam na educação básica na cidade de Rio Branco. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Acre, 2016.
SILVA, Joselina da; EUCLIDES, Maria Simone. Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil). Educ. rev., v. 34, n. 70, p. 51-66, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58760. Acesso em: 13 jan. 2023.
SOARES, Cristiane Barbosa. SILVA, Fabiane Ferreira da. Interseccionalidade de gênero e raça na docência do ensino superior: mulheres negras presentes na Unipampa. In.: BRANCHER, Vantoir Roberto. COLLING, Ana Maria. PORTO, Eliane Quincozes. (orgs). Caminhos possíveis à inclusão V: gêneros, (trans) gêneros e educação - alguns enfrentamentos. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. p. 45 - 64.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.