A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E A TEMÁTICA SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

um estado da arte (2016-2024)

Autores

  • Rosemar Eurico Coenga Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (UNIC)
  • Diego Aureliano da Silva Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (UNIC)

Palavras-chave:

Literatura infantil e Juvenil, Diversidade étnico-racial, Estado da arte

Resumo

Este trabalho teve como objetivo mapear a produção acadêmica sobre literatura infantil e juvenil e analisar de que forma a temática da diversidade étnico-racial está presente nela. Nesse sentido, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os enfoques de pesquisa apresentados nas produções acadêmicas sobre literatura infantil e juvenil e a temática da diversidade étnico-racial produzida entre 2016 e 2024? Efetuou-se um levantamento de dados denominado Estado da arte nos repositórios digitais com palavras-chave específicas. Os resultados encontrados indicam um crescimento nas pesquisas a partir da divulgação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Os estudos encontrados demonstram compromisso com o fortalecimento das identidades étnico-raciais e de direitos para o combate ao racismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosemar Eurico Coenga, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (UNIC)

    Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura. Universidade de Brasília - UnB, Brasil. Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (UNIC). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

  • Diego Aureliano da Silva, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (UNIC)

    Mestrando em Ensino, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (UNIC). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ARAÚJO, Marlene de; GOMES, Nilma. Infâncias e relações étnico-raciais: a tensa luta pela garantia de direitos em tempos antidemocráticos. In: ARAÚJO, Marlene de; GOMES, Nilma (org.) Infâncias negras: vivências e lutas por uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2023.

BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: IBEP, 2012.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Lei 11.645/2008 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. Florianópolis: Editora UFSC, 2017.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 46, maio/ago. 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. A pesquisa sobre leitura no Brasil - 1980- 1995. Campinas: Komedi, 2001.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

MARTINS, Aracy Alves. Literatura e diversidade: questões afro-brasileiras. In: NOVAIS, Carlos Augusto; CORRÊA, Hercules Tolêdo; SOUZA, Josiley Francisco de; GROSSI, Maria Eliza de Araújo (org.). Qual literatura? Diferentes perspectivas da produção literária para crianças e jovens na contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.

MARTINS, Aracy; COSSON, Rildo. Representação e identidade: política e estética étnico-racial na literatura infantil e juvenil. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (org.) Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PINTO, Ziraldo Alves. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: As vozes e narrativas que nos constituem. São Paulo: Pulo do Gato, 2021.

RIBEIRO, Djamila. Cartas para minha avó. São Paulo: Cia das Letras, 2021.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E A TEMÁTICA SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: um estado da arte (2016-2024). (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 747-759. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12098

Artigos Semelhantes

1-10 de 1101

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.