A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E A TEMÁTICA SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
um estado da arte (2016-2024)
Palavras-chave:
Literatura infantil e Juvenil, Diversidade étnico-racial, Estado da arteResumo
Este trabalho teve como objetivo mapear a produção acadêmica sobre literatura infantil e juvenil e analisar de que forma a temática da diversidade étnico-racial está presente nela. Nesse sentido, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os enfoques de pesquisa apresentados nas produções acadêmicas sobre literatura infantil e juvenil e a temática da diversidade étnico-racial produzida entre 2016 e 2024? Efetuou-se um levantamento de dados denominado Estado da arte nos repositórios digitais com palavras-chave específicas. Os resultados encontrados indicam um crescimento nas pesquisas a partir da divulgação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Os estudos encontrados demonstram compromisso com o fortalecimento das identidades étnico-raciais e de direitos para o combate ao racismo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Marlene de; GOMES, Nilma. Infâncias e relações étnico-raciais: a tensa luta pela garantia de direitos em tempos antidemocráticos. In: ARAÚJO, Marlene de; GOMES, Nilma (org.) Infâncias negras: vivências e lutas por uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2023.
BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: IBEP, 2012.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Lei 11.645/2008 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. Florianópolis: Editora UFSC, 2017.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 46, maio/ago. 2012.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. A pesquisa sobre leitura no Brasil - 1980- 1995. Campinas: Komedi, 2001.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
MARTINS, Aracy Alves. Literatura e diversidade: questões afro-brasileiras. In: NOVAIS, Carlos Augusto; CORRÊA, Hercules Tolêdo; SOUZA, Josiley Francisco de; GROSSI, Maria Eliza de Araújo (org.). Qual literatura? Diferentes perspectivas da produção literária para crianças e jovens na contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.
MARTINS, Aracy; COSSON, Rildo. Representação e identidade: política e estética étnico-racial na literatura infantil e juvenil. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (org.) Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PINTO, Ziraldo Alves. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.
REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: As vozes e narrativas que nos constituem. São Paulo: Pulo do Gato, 2021.
RIBEIRO, Djamila. Cartas para minha avó. São Paulo: Cia das Letras, 2021.
TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Cia das Letras, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.