LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO EM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
contribuições de uma educação antirracista frente aos 20 anos da Lei 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12099Palavras-chave:
Letramento racial crítico, Lei 10.639/2003, Formação de professores, Ação pedagógica, Educação básicaResumo
Expõe-se neste trabalho os conceitos de Letramento Racial e Letramento Racial Crítico (LRC), tendo como objetivo investigar como o LCR se apresenta nas produções científicas publicizadas no Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) à luz da Formação de Professores/as e da Ação Pedagógica, bem como apresentar as contribuições de uma educação antirracista à vista dos 20 anos da Lei 10.639/2003. Diante disso, o método baseia-se no mapeamento sistemático de produções científicas, disponibilizadas no Periódicos da CAPES, selecionadas de forma atemporal. Para a análise de dados, foi utilizada a análise temática com a utilização do software ATLAS.ti, em que os textos foram organizados em duas categorias, sendo elas a “Formação de Professores/as” e “Ação Pedagógica”. Como resultado, evidenciou-se a necessidade de fomentar progressivamente o LRC no contexto educacional, a fim de formar indivíduos letrados e que busquem por uma sociedade antirracista, justa e equânime.
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