REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

perfil dos alunos do Instituto Federal Farroupilha em 2023

Autores

  • Rogéria Fatima Madaloz Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
  • Joice Nara Silva Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
  • Sirlei de Lourdes Lauxen Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Palavras-chave:

Diversidade étnico-racial, IFFar, Perfil dos alunos, Lei 12.711/2012, Sistema de Cotas

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a diversidade étnico-racial dos alunos do Instituto Federal Farroupilha no ano de 2023. Para realização desse estudo foi utilizado questionário centrado na autodeclaração étnico-racial com base nas categorias do IBGE. Os resultados indicaram uma predominância de estudantes que se autodeclaram como brancos, porém, ficou evidente nas respostas uma presença discreta de estudantes pretos, pardos e indígenas nos cursos do IFFar. Estes dados indicam uma inclusão gradual desses grupos antes excluídos do contexto social. A pesquisa comprovou que as políticas de vagas, estão inserindo aos poucos, esse grupo que sempre viveram à margem da sociedade.

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Biografia do Autor

  • Rogéria Fatima Madaloz , Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

    Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Franciscano. Especialista em Gestão e Políticas em Segurança Pública e Assistência Familiar pela Faculdade Avantis. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é assistente social do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, atua diretamente com as Políticas de Assistência Estudantil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, família, proteção social especial e políticas sociais, políticas públicas educacionais, violência doméstica com especial enfoque na violência contra a mulher, gênero e rede de proteção. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social Unicruz – Universidade de Cruz Alta.

  • Joice Nara Silva, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande, graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande e mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal Farroupilha. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Unicruz – Universidade de Cruz Alta.

  • Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

    Professora Titular da Universidade de Cruz Alta -UNICRUZ. Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social -Mestrado e Doutorado. Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Unicruz - Universidade de Cruz Alta. 

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: perfil dos alunos do Instituto Federal Farroupilha em 2023. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 732-746. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12100

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