REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
perfil dos alunos do Instituto Federal Farroupilha em 2023
Palavras-chave:
Diversidade étnico-racial, IFFar, Perfil dos alunos, Lei 12.711/2012, Sistema de CotasResumo
O estudo teve como objetivo analisar a diversidade étnico-racial dos alunos do Instituto Federal Farroupilha no ano de 2023. Para realização desse estudo foi utilizado questionário centrado na autodeclaração étnico-racial com base nas categorias do IBGE. Os resultados indicaram uma predominância de estudantes que se autodeclaram como brancos, porém, ficou evidente nas respostas uma presença discreta de estudantes pretos, pardos e indígenas nos cursos do IFFar. Estes dados indicam uma inclusão gradual desses grupos antes excluídos do contexto social. A pesquisa comprovou que as políticas de vagas, estão inserindo aos poucos, esse grupo que sempre viveram à margem da sociedade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C. Ações afirmativas no Brasil: mudanças e permanências. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Cultura. Plano nacional de Cultura. Política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais implantada. Disponível em: http://pnc.cultura.gov.br/2017/07/31/meta-4/. Acesso em: 19 dez. 2023.
CALLEGARI, M. Cotas raciais: um estudo sobre os cotistas da Universidade de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2019.
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171, 2002.
FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
FRASER, Nancy. Políticas feministas na era do reconhecimento: uma abordagem bidimensional da justiça de gênero. In: BRUSCHINI, Cristina; UNBEHAUM, Sandra Goreti (org.). Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Editora 34, 2002. p. 59-78.
FREITAS, C. Persistência na implementação de políticas de inclusão étnico-racial. Revista de Estudos Sociais, v. 7, n. 2, 2020, p. 45-62.
FREITAS, L. C. A qualidade do ensino médio brasileiro: diagnóstico e perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.
HALL, S. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 1997.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1999. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/desigualdade-racial-na-educacao. Acesso em 18 dez. 2023.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em: 24 dez. 2023.
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Missão, visão e valores. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/itemlist/tag/2-miss%C3%A3o. Acesso em: 20 dez. 2023.
LIMA, A. A complexidade da composição étnico-racial nas instituições de ensino superior. Cadernos de Estudos Multidisciplinares, v. 12, n. 1, 2019, p. 45-60.
LIMA, Ana Lúcia D´Império. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital-_outubro20.pdf. Acesso em: 04 jan. 2024.
OCTAVIANO, D. Escolas públicas e privadas: uma análise das desigualdades. São Paulo: Contexto, 2020.
OLIVEIRA, A. Sensibilização e cidadania: a importância da educação para as ações afirmativas. Revista de Estudos Sociais, v. 10, n. 2, 2019, p. 45-58.
PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 13, 2008.
SANTOS, J. Ações complementares às políticas de cotas: promovendo a inclusão e o sucesso acadêmico. Revista de Educação Inclusiva, v. 5, n. 2, 2018, p. 78-92.
SANTOS, L. Abordagem holística na promoção da igualdade étnico-racial. Cadernos de Educação para a Diversidade, v. 6, n. 1, 2019, p. 112-128.
SILVA, A. B. A política de cotas raciais e sociais: quem são os estudantes cotistas de uma universidade pública no Rio de Janeiro?. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
SILVA, J. R. Desafios do acesso à educação em regiões remotas. Revista Brasileira de Educação, 24, 2019.
SILVA, M. Políticas de cotas: a importância da informação para a equidade. Rio de Janeiro: Campus, 2017.
SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
SOUZA, J. O novo racismo: A batalha racial no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Record, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.