CENTRO DE CULTURAS INDÍGENAS DA UFSCAR

desafios, lutas e anúncios da presença/ausência indígena na universidade

Autores

  • Marcos José de Aquino Pereira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Jocimara Braz de Araújo Pataxó Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12101

Palavras-chave:

Educação intercultural, Diversidade, Estudantes indígenas, Pesquisa participante, Presença\ausência indígena na universidade

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida com estudantes indígenas do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar. Nosso objetivo é colocar em destaque reflexões e desvelamentos ao longo do estudo que se referem à temática da diversidade: os desafios envolvidos na presença/ausência indígena na universidade. Adotamos a metodologia indígena Tehêy e a pesquisa em coautoria. A pesquisa revelou as lutas do coletivo indígena para garantir direitos e conquistar novos espaços, diante do que consideramos as possibilidades de uma educação intercultural, que remetem à própria construção da pesquisa, em nossa busca por coerência teórico-metodológica no compromisso com a diversidade indígena.

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Biografia do Autor

  • Marcos José de Aquino Pereira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidades Humanas (SPQMH) e integrante dos grupos de pesquisa “Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala” (NALDEIA) e “Processos Educativos e Práticas Sociais”. Águas de São Pedro, São Paulo, Brasil.

  • Jocimara Braz de Araújo Pataxó, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estudante indígena pertencente ao povo Pataxó e participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar, integrante do grupo de pesquisa “Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala” (NALDEIA). São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Pereira, M. J. de A., & Pataxó, J. B. de A. (2024). CENTRO DE CULTURAS INDÍGENAS DA UFSCAR: desafios, lutas e anúncios da presença/ausência indígena na universidade. Eventos Pedagógicos, 15(2), 715-731. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12101