O PANORAMA DOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03 E SUAS RESSONÂNCIAS PARA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Dilmar Luiz Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Adriana da Silva Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

História e cultura afro-brasileira, Educação antirracista, Lei 10.639/03

Resumo

A Lei 10.639 incluiu obrigatoriamente a História e cultura Afro-Brasileira nas escolas completou 20 anos em 2023. A mesma exigiu mudanças no currículo visando tornar nítidas as contribuições da cultura negra na formação desta sociedade. O objetivo do artigo é compreender como os pesquisadores avaliam a lei: aspectos positivos, os aspectos que necessitam de avanços e as ressonâncias que a Lei produziu. Este artigo possui abordagem qualitativa, caracterizado como pesquisa bibliográfica. A investigação foi realizada nos meses de março, abril, maio, junho e julho de 2023 nas Bases de dados Scielo, CAPES, BDTD e ABPN. Os resultados revelam que é necessário intensificar a formação de professores focada em epistemologias negras frente ao silenciamento que ainda existe sobre a temática. Fortalecer a parceria escola, universidade, governantes e sociedade para que a referida Legislação seja implementada.

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Biografia do Autor

  • Dilmar Luiz Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013) Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Adriana da Silva Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Referências

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

O PANORAMA DOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03 E SUAS RESSONÂNCIAS PARA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 488-500. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12102

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