ENSINO DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA NÃO IONIZANTE E O DECLÍNIO POPULACIONAL DE ABELHAS:
uma proposta de produto educacional com práticas interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12240Palavras-chave:
Ensino de ciências, Tecnologia e sociedade, Educação ambientalResumo
Alguns estudos apontaram efeitos deletérios da radiação não ionizante sobre as abelhas, os principais polinizadores da natureza. Neste estudo indagou-se sobre: Como desenvolver estratégias didáticas para sensibilização deste problema ambiental? Portanto, objetivou-se desenvolver um produto educacional no ensino das radiações não ionizante associadas ao declínio populacional das abelhas. Foram realizadas revisão bibliográfica, transposição didática e desenvolvimento de um material de apoio pedagógico (MAP) em modalidade remota no ensino médio. Identificou-se ausência de material educacional interdisciplinar sobre os efeitos das radiações não ionizantes em abelhas. Verificou-se que a estratégia interdisciplinar e contextualizada contribuiu para a sensibilização ambiental dos estudantes.
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