AS HABITAÇÕES DO POVO KAWAIWETÉKAIABI NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de ciências da natureza, História e cultura indígena, Alfabetização científica

Resumo

Apresenta-se uma análise acerca da propositura de abordagem da temática indígena, com o recorte de conhecimentos e práticas do povo Kawaiweté/Kaiabi relacionados à construção de suas habitações, para o ensino de Ciências da Natureza na perspectiva da Alfabetização Científica. Nessa lógica, viabiliza-se processos educativos voltados para a formação cidadã, contribuindo para a valorização dos povos indígenas e o enfrentamento à discriminação.  Elaborou-se um material didático e ações pedagógicas a partir de estudos teóricos, vivências com o povo Kaiabi e diálogos com diferentes sujeitos. Depreende-se que as produções favorecem a promoção da aprendizagem de conteúdos científicos, sociais e culturais.

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Biografia do Autor

  • Leilane Alves de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Sinop - MT

    Mestra em Ensino de Ciências da Natureza pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Rede Municipal de Ensino de Sinop-MT. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Katia Dias Ferreira Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal de Mato Grosso (REAMEC/UFMT), Professora Adjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

26-05-2024

Como Citar

AS HABITAÇÕES DO POVO KAWAIWETÉKAIABI NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 109-120. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12249

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