ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADOR

histórias em quadrinhos na perspectiva dos três momentos pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12257

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino de ciências, Histórias em quadrinhos, Matéria e energia, Três momentos pedagógicos

Resumo

As Histórias em Quadrinhos no ensino de Ciências podem se dar sob diferentes perspectivas para a abordagem de assuntos ou conteúdos, podendo ser aliada à dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos. Assim, o presente trabalho busca apresentar as potencialidades das Histórias em Quadrinhos, enquanto recurso didático-pedagógico, na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de Ciências problematizador, evidenciando a idealização, planejamento e elaboração do Produto Educacional “Ciências em Quadrinhos: Matéria e Energia”. Trabalhos dessa natureza oportunizam a disseminação e o desenvolvimento de práticas de ensino de Ciências problematizadoras que contribuem para uma postura ativa e crítica dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita Yolanda Krause, Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

    Mestre em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2021), Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Roseli Adriana Blümke Feistel, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Sinop

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2012), Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (NIPECeM) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Sinop (GPECS) da UFMT. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ANSELMO, Zilda Augusta. Histórias em Quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1975.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 out. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Ficha de Avaliação - Programas Acadêmicos e Profissionais. Área 46: Ensino. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/FICHA_ENSINO.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.

CAMPANINI, Barbara Doukay. Análise da contribuição das Histórias em Quadrinhos na problematização de questões ambientais no Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia & Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://dippg.cefet-rj.br/ppcte/attachments/article/81/2016%20-%20AN%C3%81LISE%20DA%20CONTRIBUI%C3%87%C3%83O%20DAS%20HIST%C3%93RIAS%20~.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.

CARVALHO, Francinete Bandeira. A divulgação científica a partir das Histórias em Quadrinhos para o ensino de Ciências no 6º Ano. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020. Disponível em: https://pos.uea.edu.br/data/area/titulado/download/120-8.pdf. Acesso em: 19 mai. 2023.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres. Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres. Metodologia do Ensino de Ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências. 2012. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130870. Acesso em: 12 abr. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

IANESKO, Felipe; ANDRADE, Camila Kulek de; FELSNER, Maria Lurdes; ZATTA, Leandro. Elaboração e aplicação de Histórias em Quadrinhos no ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p. 105-125, 2017. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID382/v12_n5_a2017.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

IANNONE, Leila Rentroia; IANNONE, Roberto Antonio. O mundo das Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Moderna, 1994.

KRAUSE, Rita Yolanda. Ciências em Quadrinhos: Matéria e Energia. Youtube, 22 de abril de 2021, 10min14s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IqHHfDzKo7A. Acesso em: 4 out. 2023.

KRAUSE, Rita Yolanda. Histórias em Quadrinhos na perspectiva dos três momentos pedagógicos: uma abordagem problematizadora para o ensino de Ciências. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Sinop, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742093. Acesso em: 10 out. 2023.

LOVETRO, José Alberto. Origens das Histórias em Quadrinhos. In: TV Escola/Salto para o futuro. História em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Ano XXI, Boletim 01, abr. 2011, p. 10-14. Disponível: https://www.noticiasead.com.br/images/stories/pdf_ppt_Doc/181213historiaemquadrinhos.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.

LUYTEN, Sônia Maria Bibe. (Org.). Histórias em Quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Paulinas, 1987.

MARTINS, André Ferrer Pinto. Ensino de Ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, Natal, v. 23, n. 9, p. 53-65, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8342. Acesso em: 11 mai. 2023.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Anos Finais Ensino Fundamental, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/docs_curriculares/MT/Mato_Grosso_Documento_de_Referencia_Curricular_EF_Anos_Finais_2018.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

MOYA, Álvaro de. História da História em Quadrinhos. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 1993.

MOREIRA, Marco Antonio; NARDI, Roberto. O mestrado profissional na área de ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 1-9, 2009. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/549. Acesso em: 15 mai. 2023.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2009. Disponível em: https://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/DIS_MEST/DIS_MEST20090213_PIZARRO%20MARIANA%20VAITIEKUNAS.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.). Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

RIZZATTI, Ivanise Maria; MENDONÇA, Andrea Pereira; MATTOS, Francisco; RÔÇAS, Giselle; SILVA, Marcos André Betemps Vaz da; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues de. Os produtos e processos educacionais dos Programas de Pós-Graduação Profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 20 mar. 2023.

XAVIER, Glacy Kelli Reis da Silva. Histórias em Quadrinhos: panorama histórico, características e verbo-visualidade. Darandina Revista Eletrônica, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1-20, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/28128. Acesso em: 18 set. 2023.

Downloads

Publicado

26-05-2024

Como Citar

ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADOR: histórias em quadrinhos na perspectiva dos três momentos pedagógicos. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 181-203. https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12257

Artigos Semelhantes

1-10 de 1199

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.