PESQUISAS, PRODUTOS E PROCESSOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

formação de professores, prática docente e ensino em questão

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Matemática, Produtos Educacionais

Resumo

O Ensaio, no qual tivemos a honra de contar com um texto abordando o tema “PESQUISAS, PRODUTOS E PROCESSOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: formação de professores, prática docente e ensino em questão”, de autoria da Profa. Dra. Norma Suely Gomes Allevato. Professora Norma é Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM/UNICSUL), possuindo uma vasta experiência em pesquisa e formação de professores. Em seu texto apresenta discussões sobre a formação de professores que se efetiva pelos Mestrados Profissionais em Ensino, as possibilidades de interlocução no ensino de Ciências e Matemática, além da abordagem de ensino fundamentada na Resolução de Problemas como uma alternativa possível ao trabalho em sala de aula nessas áreas do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – São Paulo/SP

    Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2005); Docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – São Paulo/SP; líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM/UNICSUL). São Paulo, Brasil.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? ONUCHIC, L. R. et al (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial. 2021.

ALLEVATO, N. S. G. Mestrados Profissionais e Produtos Educacionais: a voz de uma coordenadora. Entrevista. Boletim da SBEM-SP, n. 7, dezembro/2022. p. 4–7.

ALLEVATO, N. S. G.; CURI, E.; AMARAL, L. H. Dez Anos de Mestrado Profissional: contribuições da pesquisa para o ensino. São Paulo: Terracota, 2014.

ALLEVATO, N. S. G.; AMARAL, C. L. C. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: caminhos, conquistas e desafios. REnCiMa, v. 13, n. 3, 2020. p.1 – 16.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Documento de Área: Área 46 - Ensino. Brasília, 2019. p. 15

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 2/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Versão completa.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação.5. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 91

GABRIEL, L. S.; ALLEVATO, N. S. G. Produtos educacionais em mestrados profissionais: a produção em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 73 - 91, out. 2021.

GABRIEL, L. S. Produtos Educacionais e a Resolução de Problemas no ensino de Matemática: a produção nos Mestrados Profissionais. 2024. 165 f. Tese (Dourado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2024.

GONÇALVES, R. Resolução de Problemas: uma proposta para a aprendizagem significativa das funções definidas por várias sentenças. 124f. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.

GONÇALVES, R. Avaliação Integrada ao Ensino e Aprendizagem Significativa das Funções Definidas por Várias Sentenças através da Resolução de Problemas. 228f. Tese. (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2023.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun., p. 1-17, 2001. p. 8-9

MARTINS, I. P. Educar, Ensinar e Aprender Ciências: um ponto de situação. In: AMARAL, C. L. C.; ALLEVATO, N. S. G. (Orgs.). Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática. 2024. No prelo.

MENDES, T. M; JUSTULIN, A. M. Produtos Educacionais e resultados de Pesquisas em Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

PIMENTEL, R.; MOREIRA-DOS-SANTOS, F. Sobre a Efetividade da Matemática nas Ciências Naturais: uma abordagem pragmática estruturalista. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, vol. 42, p. 1-21, dez. 2020. p. 3

PONTE, J. P. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: realidade e perspectivas. In: AMARAL, C. L. C.; ALLEVATO, N. S. G. (Orgs.). Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática. 2024. No prelo.

POZO, J. I. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

THOUIN, M. Resolução de Problemas Científicos e Tecnológicos nos Ensinos Pré-escolar e Básico 1o ciclo. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2004.

VASCONCELOS, C.; ALMEIDA, A. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências: propostas de trabalho para Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Porto: Porto Editora, 2012.

Downloads

Publicado

26-05-2024

Como Citar

PESQUISAS, PRODUTOS E PROCESSOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: formação de professores, prática docente e ensino em questão. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 16-26. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12349

Artigos Semelhantes

1-10 de 1140

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.