PESQUISAS, PRODUTOS E PROCESSOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
formação de professores, prática docente e ensino em questão
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12349Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Matemática, Produtos EducacionaisResumo
O Ensaio, no qual tivemos a honra de contar com um texto abordando o tema “PESQUISAS, PRODUTOS E PROCESSOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: formação de professores, prática docente e ensino em questão”, de autoria da Profa. Dra. Norma Suely Gomes Allevato. Professora Norma é Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM/UNICSUL), possuindo uma vasta experiência em pesquisa e formação de professores. Em seu texto apresenta discussões sobre a formação de professores que se efetiva pelos Mestrados Profissionais em Ensino, as possibilidades de interlocução no ensino de Ciências e Matemática, além da abordagem de ensino fundamentada na Resolução de Problemas como uma alternativa possível ao trabalho em sala de aula nessas áreas do conhecimento.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? ONUCHIC, L. R. et al (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial. 2021.
ALLEVATO, N. S. G. Mestrados Profissionais e Produtos Educacionais: a voz de uma coordenadora. Entrevista. Boletim da SBEM-SP, n. 7, dezembro/2022. p. 4–7.
ALLEVATO, N. S. G.; CURI, E.; AMARAL, L. H. Dez Anos de Mestrado Profissional: contribuições da pesquisa para o ensino. São Paulo: Terracota, 2014.
ALLEVATO, N. S. G.; AMARAL, C. L. C. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: caminhos, conquistas e desafios. REnCiMa, v. 13, n. 3, 2020. p.1 – 16.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Documento de Área: Área 46 - Ensino. Brasília, 2019. p. 15
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 2/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Versão completa.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação.5. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. p. 91
GABRIEL, L. S.; ALLEVATO, N. S. G. Produtos educacionais em mestrados profissionais: a produção em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 73 - 91, out. 2021.
GABRIEL, L. S. Produtos Educacionais e a Resolução de Problemas no ensino de Matemática: a produção nos Mestrados Profissionais. 2024. 165 f. Tese (Dourado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2024.
GONÇALVES, R. Resolução de Problemas: uma proposta para a aprendizagem significativa das funções definidas por várias sentenças. 124f. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.
GONÇALVES, R. Avaliação Integrada ao Ensino e Aprendizagem Significativa das Funções Definidas por Várias Sentenças através da Resolução de Problemas. 228f. Tese. (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2023.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun., p. 1-17, 2001. p. 8-9
MARTINS, I. P. Educar, Ensinar e Aprender Ciências: um ponto de situação. In: AMARAL, C. L. C.; ALLEVATO, N. S. G. (Orgs.). Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática. 2024. No prelo.
MENDES, T. M; JUSTULIN, A. M. Produtos Educacionais e resultados de Pesquisas em Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
PIMENTEL, R.; MOREIRA-DOS-SANTOS, F. Sobre a Efetividade da Matemática nas Ciências Naturais: uma abordagem pragmática estruturalista. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, vol. 42, p. 1-21, dez. 2020. p. 3
PONTE, J. P. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: realidade e perspectivas. In: AMARAL, C. L. C.; ALLEVATO, N. S. G. (Orgs.). Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática. 2024. No prelo.
POZO, J. I. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
THOUIN, M. Resolução de Problemas Científicos e Tecnológicos nos Ensinos Pré-escolar e Básico 1o ciclo. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2004.
VASCONCELOS, C.; ALMEIDA, A. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino das Ciências: propostas de trabalho para Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Porto: Porto Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.