HISTÓRIAS DE VIDA PESSOAL E ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12811Palavras-chave:
Inclusão escolar, Deficiência intelectual leve, FamíliaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as histórias de vida pessoal e escolar de dos dois estudantes com Deficiência intelectual leve que estudam em uma escola pública e frequenta a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Sinop/MT, cidade localizada no Centro Oeste de Mato Grosso. A metodologia foi qualitativa e para gerar os dados realizamos entrevista com os responsáveis pelos estudantes. As histórias de vida revelam que os motivos dos estudantes ainda não estarem alfabetizados é o pouco direcionamento para os processos de alfabetização envolvidos na aprendizagem e isso decorre do processo histórico dos estudantes, que por muito tempo, estiveram à margem da sociedade, sem direito de acesso à escolarização e atividades especificas que fizessem com que avançassem em sua aprendizagem. São histórias de vida marcadas por desafios, superação e determinação. Os estudantes gostam da escola, frequentam assiduamente, realizam todas as atividades propostas, demonstram interesse em aprender a ler e sempre questionam quando irão aprender a ler.
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