HISTÓRIAS DE VIDA PESSOAL E ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE

Autores

  • Fabricia Lidiane Camilo Pedroso Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Ivone Jesus Alexandre Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12811

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Deficiência intelectual leve, Família

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as histórias de vida pessoal e escolar de dos dois estudantes com Deficiência intelectual leve que estudam em uma escola pública e frequenta a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Sinop/MT, cidade localizada no Centro Oeste de Mato Grosso. A metodologia foi qualitativa e para gerar os dados realizamos entrevista com os responsáveis pelos estudantes. As histórias de vida revelam que os motivos dos estudantes ainda não estarem alfabetizados é o pouco direcionamento para os processos de alfabetização envolvidos na aprendizagem e isso decorre do processo histórico dos estudantes, que por muito tempo, estiveram à margem da sociedade, sem direito de acesso à escolarização e atividades especificas que fizessem com que avançassem em sua aprendizagem. São histórias de vida marcadas por desafios, superação e determinação. Os estudantes gostam da escola, frequentam assiduamente, realizam todas as atividades propostas, demonstram interesse em aprender a ler e sempre questionam quando irão aprender a ler.

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Biografia do Autor

  • Fabricia Lidiane Camilo Pedroso, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Mestre em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, 2024). Professora Pedagoga da SEDUC/MT. Integrante do grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Inclusão, diversidade e Diferença (PPIDD). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Doutora em Sociologia. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2019). Professora Adjunta na área de Metodologia de Ensino na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).  Programa de pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Lider do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Inclusão, diversidade e Diferença (PPIDD). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Pedroso, F. L. C., & Alexandre, I. J. (2024). HISTÓRIAS DE VIDA PESSOAL E ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1341-1354. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12811