FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO

desafios e práticas para professores que atendem alunos surdos

Autores

  • Rebeca Fernandes Amaro Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13182

Palavras-chave:

Formação continuada, Alunos surdos, Educação Especial. Inclusão Educacional. Estado do Conhecimento. Centro-Oeste brasileiro

Resumo

O presente artigo aborda como ocorrem as formações para professores que atendem alunos surdos. Tem por objetivo analisar as ações formativas que atendem às práticas pedagógicas inclusivas de alunos surdos no ensino regular no município de Sinop, estado do Mato Grosso. O referencial teórico fundamenta-se em Maria Albanisa Carlucci e António Nóvoa, entre outros. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, mediante a aplicação de questionário para a coordenadora e uma professora de uma escola no município de Sinop, estado do Mato Grosso, no ano de 2024. Constatou-se que a inclusão de alunos surdos é um processo em construção, havendo muitos desafios pela frente, sendo um deles o domínio da Língua de Sinais por parte de todos os membros da escola.

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Biografia do Autor

  • Rebeca Fernandes Amaro Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO: desafios e práticas para professores que atendem alunos surdos. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(3), 1115-1125. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13182

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