METILFENIDATO E LOBOTOMIA
uma análise comparada de psicocirurgia e uso de psicotrópicos como instrumento de controle social
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13401Palavras-chave:
TDAH, Lobotomia, Medicalização, EducaçãoResumo
Este estudo discute as semelhanças históricas entre os tratamentos contemporâneos para o transtorno do défict de atenção e hiperatividade e a lobotomia do século XX. Foi realizada pesquisa bibliográfica narrativa em bases de dados eletrônicas com o objetivo de analisar a relação entre o controle social da lobotomia e do tratamento para o distúrbio da desatenção. Os resultados mostraram que a lobotomia foi amplamente utilizada, especialmente nas mulheres, como forma de restaurar os papéis sociais tradicionais. Já no caso do uso das anfetaminas para a desatenção, é considerado como forma de normatizar comportamentos e sua utilização aumentou significativamente após o fenômeno da medicalização da educação. Ambos os tratamentos ampliaram suas aplicações negligenciando os efeitos colaterais, sendo utilizados para controle social de comportamentos indesejados. A importância dessa pesquisa é decorrente da compreensão de como práticas médicas, em distintas épocas, podem ser instrumentalizadas como formas de controle social, ajustando comportamentos que desafiam as expectativas sociais e institucionais, particularmente no contexto educacional atual. Dessa forma, subsídios importantes são observados para que educadores e profissionais de saúde reflitam sobre as implicações éticas e sociais do diagnóstico e tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, para se proporcionar uma abordagem mais humanizada e menos medicalizada das singularidades comportamentais no ambiente escolar e na sociedade.
Downloads
Referências
ABDELNOUR, E.; JANSEN, M. O.; GOLD, J. A. ADHD Diagnostic Trends: Increased Recognition or Overdiagnosis? Mo Med., [S. l.], v. 119, n. 5, p. 467-473, set.-out. 2022.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: Fifth Edition. Washington: APA, 2013.
AMIR, A. et al. Spinning lobotomy: A conventional content analysis of articles by the pioneers of the procedure in the United States. SSM - Mental Health, [S. l.], v. 2, 100123, 2022.
BARROS, D. B. Os usos e sentidos do metilfenidato: experiências entre o tratamento e o aprimoramento da atenção. 2014. 182 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
BECKER, A. L. M. M. et al. A articulação da rede de proteção à criança e a aplicação intersetorial do círculo de segurança como alternativas à medicalização. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 247−251, 2014.
BRINKMAN, W. B.; SIMON, J. O.; EPSTEIN, J. N. Reasons Why Children and Adolescents With Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Stop and Restart Taking Medicine. Academic Pediatrics, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 273-280, abr. 2018.
CAPONI, S. Da herança biológica à localização cerebral: sobre o determinismo biológico de condutas indesejadas. Physis Revista de Saúde Coletiva, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 343-352, 2007.
CARUSO, J. P.; SHEEHAN, J. P. Psychosurgery, ethics, and media: a history of Walter Freeman and the lobotomy. Neurosurgical Focus, [S. l.], v. 43, n. 3, E6, set. 2017.
CHEN, M. H. et al. Influence of Relative Age on Diagnosis and Treatment of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder in Taiwanese Children. The Journal of Pediatrics, [S. l.], v. 172, p. 162-167.e1, maio 2016.
CHUNG, W. et al. Trends in the Prevalence and Incidence of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Among Adults and Children of Different Racial and Ethnic Groups. JAMA Network Open, [S. l.], v. 2, n. 11, e1914344, 2019.
COLLARES, C. M. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico (A patologização da Educação). Publicações Série Idéias, São Paulo, v. 23, p. 25-31, 1995.
COUTINHO, G. et al. Concordância entre relato de pais e professores para sintomas de TDAH: resultados de uma amostra clínica brasileira. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), São Paulo, v. 36, n. 3, p. 97–100, 2009.
DILLER, L. H. The ritalin wars continue. Western Journal of Medicine, [S. l.], v. 173, n. 6, p. 366-367, dez. 2000.
FARAONE, S. V. et al. Attention-deficit/hyperactivity disorder. Nature Reviews Disease Primers, [S. l.], v. 1, 15020, 6 ago. 2015.
FUSCO, K. Não às drogas da obediência. Metrópole, [S. l.], [2012]. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/clipping/revista_metropole_pag_10_e_11.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.
HARRISON, A. G.; ROSENBLUM, Y. ADHD documentation for students requesting accommodations at the postsecondary level: Update on standards and diagnostic concerns. Canadian Family Physician, [S. l.], v. 56, n. 8, p. 761-765, ago. 2010.
HINSHAW, S. P. Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): Controversy, Developmental Mechanisms, and Multiple Levels of Analysis. Annual Review of Clinical Psychology, [S. l.], v. 14, p. 291-316, 7 maio 2018.
HOFFMAN, J. L. Clinical observations concerning schizophrenic patients treated by prefrontal leukotomy. New England Journal of Medicine, v. 241, n. 6, p. 233-236, 1949.
HOFFMANN CHEFFER, M. et al. Desvelando os efeitos adversos do metilfenidato na atenção infanto-juvenil. Revista Neurociências, [S. l.], v. 30, p. 1–19, 2022.
HOLLINGDALE, J.; ADAMO, N.; TIERNEY, K. Impact of COVID-19 for people living and working with ADHD: A brief review of the literature. AIMS Public Health, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 581-597, 23 ago. 2021.
JOHNSON, J. American Lobotomy: A Rhetorical History. Michigan: University of Michigan Press, 2013.
JOU, G. I. DE. et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 29–36, 2010.
KORTEKAAS-RIJLAARSDAM, A. F.; LUMAN, M.; SONUGA-BARKE, E.; OOSTERLAAN, J. Does methylphenidate improve academic performance? A systematic review and meta-analysis. European Child & Adolescent Psychiatry, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 155-164, fev. 2019.
LANDSKRON, L. M. F.; SPERB, T. M. Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo. Psicologia Escolar e Educacional, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 153–167, 2008.
LAYTON, T. J.; BARNETT, M. L.; HICKS, T. R.; JENA, A. B. Attention Deficit-Hyperactivity Disorder and Month of School Enrollment. New England Journal of Medicine, [S. l.], v. 379, n. 22, p. 2122-2130, 29 nov. 2018.
LINSSEN, A. M.; SAMBETH, A.; VUURMAN, E. F.; RIEDEL, W. J. Cognitive effects of methylphenidate in healthy volunteers: a review of single dose studies. International Journal of Neuropsychopharmacology, [S. l.], v. 17, n. 6, p. 961-977, jun. 2014.
MASIERO, A. L. A lobotomia e a leucotomia nos manicômios brasileiros. História, Ciências, Saúde Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 549-572, maio-ago. 2003.
MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. M. A. L. Controle e medicalização da infância. Desidades, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 11-21, dez. 2013.
OKUMURA, R. Ritalina: pacientes relatam falta do medicamento em farmácias; entenda o uso e veja alternativas. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 31 jan. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/falta-medicamento-ritalina-veja-alternativas-pacientes-fazem-tratamento-de-tdah-nprm/. Acesso em: 19 jun. 2025.
PELHAM, W. E. et al. The effect of stimulant medication on the learning of academic curricula in children with ADHD: A randomized crossover study. Journal of Consulting and Clinical Psychology, [S. l.], v. 90, n. 5, p. 367-380, maio 2022.
PESCOSOLIDO, B. A. et al. Stigmatizing attitudes and beliefs about treatment and psychiatric medications for children with mental illness. Psychiatric Services, [S. l.], v. 58, n. 5, p. 613-618, maio 2007.
PIPER, B. J. et al. Trends in use of prescription stimulants in the United States and Territories, 2006 to 2016. PLoS One, [S. l.], v. 13, n. 11, e0206100, 28 nov. 2018.
PONIATOWSKI, A. G. Psychoeugenics in the United States: A Comparative Study of Involuntary Sterilization and Lobotomy in the Evolution of Second Generation Eugenics. 2021. Tese (Doutorado) – Jagiellonian University, Kraków, 2021. Disponível em: https://rozprawy-doktorskie.bip.uj.edu.pl/ruj_item/291909/poniatowski_psychoeugenics_in_the_united_states_2021.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.
PRENTICE, C. Lobotomia, o polêmico procedimento no cérebro que era considerado "mais fácil do que tratar uma dor de dente". BBC News Brasil, São Paulo, 21 fev. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56147209. Acesso em: 19 jun. 2025.
RIBEIRO, B. S. et al. Uso do metilfenidato na medicalização da educação infantil. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 10, n. 4, p. 3620-3630, 2016.
ROBISON, R. A.; TAGHVA, A.; LIU, C. Y.; APUZZO, M. L. Surgery of the mind, mood, and conscious state: an idea in evolution. World Neurosurgery, [S. l.], v. 77, n. 5-6, p. 662-686, maio-jun. 2012.
ROOT, A. et al. Association of Relative Age in the School Year With Diagnosis of Intellectual Disability, Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder, and Depression. JAMA Pediatrics, [S. l.], v. 173, n. 11, p. 1068–1075, 2019.
SCAHILL, L.; CARROLL, D.; BURKE, K. Methylphenidate: mechanism of action and clinical update. Journal of Child and Adolescent Psychiatric Nursing, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 85-86, abr.-jun. 2004.
SCHLANDER, M. Impact of attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD) on prescription drug spending for children and adolescents: increasing relevance of health economic evidence. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13, 15 nov. 2007.
SCHNEIDER, H.; EISENBERG, D. Who receives a diagnosis of attention-deficit/ hyperactivity disorder in the United States elementary school population? Pediatrics, [S. l.], v. 117, n. 4, e601-e609, abr. 2006.
SILVA, S. P. DA; SANTOS, C. P.; OLIVEIRA FILHO, P. DE. Os significados do TDAH em discursos de docentes dos anos iniciais. Pro-Posições, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 205–221, maio 2015.
SINGH, I. Not robots: children's perspectives on authenticity, moral agency and stimulant drug treatments. Journal of Medical Ethics, [S. l.], v. 39, n. 6, p. 359-366, jun. 2013.
STERNBURG, J. White Matter: A Memoir of Family and Medicine. Portland: Hawthorne Books & Literary Arts, 2014.
STOREBØ, O. J. et al. Methylphenidate for attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in children and adolescents - assessment of adverse events in non-randomised studies. Cochrane Database of Systematic Reviews, [S. l.], v. 5, n. 5, CD012069, 9 maio 2018.
TAN, S. Y.; YIP, A. António Egas Moniz (1874-1955): Lobotomy pioneer and Nobel laureate. Singapore Medical Journal, [S. l.], v. 55, n. 4, p. 175-176, 2014.
TERRIER, L. M.; LÉVÊQUE, M.; AMELOT, A. Brain Lobotomy: A Historical and Moral Dilemma with No Alternative? World Neurosurgery, [S. l.], v. 132, p. 211-218, dez. 2019.
THAPA, P. et al. YouTube lens to attention deficit hyperactivity disorder: a social media analysis. BMC Research Notes, [S. l.], v. 11, n. 1, 854, 4 dez. 2018.
TOLEDO, E. T. A circulação e a aplicação da psicocirurgia no Hospital Psiquiátrico do Juquery, São Paulo: uma questão de gênero, 1936-1956. 2019. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2019.
TONE, A.; KOZIOL, M. (F)ailing women in psychiatry: lessons from a painful past. Canadian Medical Association Journal, [S. l.], v. 190, n. 20, E624-E625, 22 maio 2018.
UNITED STATES OF AMERICA. Food and Drug Administration. FDA announces shortage of Adderall. [S. l.]: FDA, [2023?]. Disponível em: https://www.fda.gov/drugs/drug-safety-and-availability/fda-announces-shortage-adderall. Acesso em: 19 jun. 2025.
VALLÉE, M. The countervailing forces behind France's low Ritalin consumption. Social Science & Medicine, [S. l.], v. 238, 112492, out. 2019.
YEUNG, A.; NG, E.; ABI-JAOUDE, E. TikTok and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Cross-Sectional Study of Social Media Content Quality. Canadian Journal of Psychiatry, [S. l.], v. 67, n. 12, p. 899-906, dez. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.
